• Matéria: Português
  • Autor: ELMAGRO007
  • Perguntado 3 anos atrás

a) Embora o poeta não tenha segmentado seu texto , é possível reconhecer nele três períodos . Identifique - os .

b) Reescreva os períodos , iniciando - os pelo sujeito . Os complementos devem apa recer após o verbo.

c) que explica a ordem em que o poeta dispôs as palavras dentro de cada período ?

d) Relacione a composição gráfica desse material ao gênero cordel .

e) Embora sejam declarativas , as frases desse cordel têm valor imperativo . Como essa combinação se constrói ?

f) Experimente , agora , fazer uma leitura interpretativa , em voz alta , do texto . Anote a primeira frase no caderno e trace uma linha sobre ela , procurando representar a entoação .

Anexos:

Respostas

respondido por: celog
3

a) Se reconhece os seguintes três períodos: o primeiro acaba na palavra "leitura", o segundo em "cura" e o terceiro em "criatura."

b) A reescrita dos períodos fica assim: "O mal da ignorância se combate com leitura", "A doença da ganância se cura com humildade", "E o preconceito contra toda criatura se desfaz na base do respeito."

c) A ordem escolhida pelo autor explora os efeitos sonoros das palavras, dando a elas ritmo e rimas.

d) As características gráficas influenciadas pelos tradicionais cordéis são: a tipografia, o fundo na cor de papel barato envelhecido, o grafismo e a ilustração.

e) O valor imperativo do poema está na sua intenção de induzir o leitor à ideia do que é o "certo", propondo as soluções "combater", "curar" e "desfazer" para os antagonismos "ignorância x leitura", "ganância x humildade", "preconceito x respeito".

f) Pode-se fazer este experimento anotando a primeira frase, a falando em voz alta e desenhando linhas para cima sobre as sílabas mais expressivas e setas para baixo sobre as sílabas mais fracas, por exemplo.

Como identificar os períodos?

Na escrita da língua portuguesa, se localiza um período observando os seguintes elementos de sua construção:

  • Um período sempre começa com letra maiúscula;
  • Um período precisa ter pelo menos um verbo, podendo ter vários;
  • Um período é um enunciado com sentido completo;
  • Um período sempre tem o seu final marcado com alguma pontuação.

Dessa forma:

a) No repente da tarefa, a licença poética permitiu ao escritor "burlar" algumas regras da linguagem e brincar com a sintaxe, compondo o poema em uma tipografia de letras maiúsculas e abandonando o uso de pontuação. No entanto, a localização dos verbos e a observação dos sentidos que expressam, permitem a identificação dos três períodos da obra:

  1. "O mal da ignorância se combate com leitura";
  2. "A doença da ganância com humildade se cura";
  3. "E na base do respeito se desfaz o preconceito contra toda criatura."

Como identificar o sujeito?

Se localiza o sujeito de uma oração observando o verbo, pois em português existe uma relação entre sujeito e verbo: o verbo pode ser entendido como a classe de palavras que expressa ação, estado ou processo. Então é possível se perguntar:

  • Quem pratica a "ação"?
  • Quem se encontra no "estado"?
  • Quem experimenta o "processo"?

Esse "quem" é o sujeito da oração.

Desse modo:

b) Pode-se desconstruir os períodos, antes de reescrevê-los:

  • "O mal da ignorância" é o sujeito
  • "combater" é o verbo
  • "leitura" é o complemento.

E a reconstrução fica assim: "O mal da ignorância se combate com a leitura"

  • "A doença da ganância" é o sujeito
  • "curar" é o verbo
  • "humildade" é o complemento

Ficando assim: "A doença da ganância se cura com humildade."

  • "O preconceito" é o sujeito
  • "desfaz" é o verbo
  • "contra toda criatura" e "na base do respeito" são complementos.

E a reescrita fica assim: "E o preconceito contra toda criatura se desfaz na base do respeito."

Elementos sonoros do repente

c) O autor explorou os elementos sonoros das palavras em seu poema, e por esse motivo os períodos estão escritos dessa forma. Uma leitura em voz alta do poema é o suficiente para localizar as rimas "ância" nos versos 1 e 3; as rimas "ura" em 2, 4 e 7; e as rimas "eito" nos versos 5 e 6.

Além disso, com excessão do verso 1 que contém 5 sílabas poéticas, todos possuem 7 sílabas poéticas.

O que é cordel?

O cordel é um tipo de literatura, feita tradicionalmente no nordeste. Algumas das características mais marcantes do estilo tem a ver com a sua produção material e divulgação, pois a impressão dos textos é feita em papel barato, com tipografias diferentes do usual e ornamentada por ilustrações em estilo de xilogravura, arte muito explorada e difundida na cultura nordestina.

Desse modo:

d) Os aspectos gráficos do repente que dialogam com a literatura de cordel são: a tipografia, o fundo com cores de papel barato, a ilustração no canto inferior direito e os grafismos.

Valor imperativo do poema

e) Uma frase declarativa é uma exposição de quem fala. "Gosto de chuva" é um exemplo de frase declarativa, ela expõe que o sujeito "gosta" de chuva. Uma frase imperativa expressa um comando. "Pare com isso!" é um exemplo de frase imperativa. Ela expressa um comando de ordem.

Apesar de o poema ter frases declarativas, a sua intenção de influenciar o leitor é clara, e por esse motivo possui valor imperativo.

Experimentando a entonação do poema

Essa atividade requer a experimentação, ou seja, ela espera que através da leitura em voz alta da primeira frase, "O mal da ignorância", o leitor sinta as características de entonação do verso.

Para que a experiência falada do texto seja registrada e melhor compreendida, espera-se que uma linha seja traçada sobre a frase para representar a entonação.

f) Um exemplo de interpretação seria traçar uma linha reta sobre "o mal da igno", uma linha para cima sobre "rân" e uma linha para baixo sobre "cia".

Mais sobre literatura de cordel em: https://brainly.com.br/tarefa/3875662

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