Uma pessoa com recursos (muito dinheiro) entra na ‘fila do SUS’ para um transplante. Seu pedido foi negado. A pessoa diz que o fato de ser rica não pode ser fator de exclusão em uma questão de saúde individual (sendo esta pessoa brasileira e pagadora de impostos como qualquer outra). Considerando esta situação, qual a melhor solução diante da equidade ou da igualdade em Aristóteles?
Respostas
De acordo com a equidadade pregada por Aristóteles, as pessoas que não tem condições de pagarem por um transplante deverão permanecer na frente de quem tem condições comprovadas. Contudo, vale ressaltar que a consituição brasileira permite que qualquer cidadão se utilize da fila de transplante, idependente dos recursos
O que a constituição federal fala sobre equidade e igualdade?
A constituição federal de 1988 versa em seu artigo 5° que todos são iguais perante a lei, sendo portanto descrita como uma isonomia formal. Contudo, existe também a isonomia material, que é a responsável tornar igual a acessibilidade de direitos para os mais vulneráveis.
Nesse sentido, poderá ser definido como isonomia material a famosa frase: "tratar os iguais de forma igual e os desiguais de forma desigual", como por exemplo no artigo 7° da constituição.
Aprenda mais sobre constituição federal aqui: https://brainly.com.br/tarefa/24482754