Respostas
Resposta:
A Teoria da Deriva Continental foi criada por Alfred Wegener. Ela consiste na afirmação de que na Terra primitiva os continentes eram unidos em uma única massa, a Pangeia, enquanto o oceano também era único, e foi por ele nomeado de Pantalassa.
A formação dos continentes como conhecemos é fruto de uma movimentação das placas tectônicas. Essa constatação de que a Terra não é estática foi proposta pelo cientista, mas não foi aceita pela comunidade científica por muito tempo.
Para chegar a essa conclusão, Wegener comparou a costa ocidental da América do Sul com a costa oriental da África, e notou que esses continentes apresentavam uma forma que se encaixava um no outro. Além disso, em suas pesquisas, notou que essas regiões continham espécies animais e vegetais semelhantes, o que é um indício de que no passado elas eram uma massa única.
RESPOSTA FINAL
A Teoria da Deriva Continental explica que essa correspondência ocorre porque no passado os dois continentes estavam unidos e se separaram posteriormente com a movimentação das placas.