O emprego do microscópio eletrônico representou um enorme impulso para o conhecimento da morfologia das células. A influência foi tão grande que foi necessário uma revisão dos conceitos morfológicos dos componentes celulares. Hoje o conhecimento que nós temos com relação a forma e a estrutura das organelas das células é graças ao microscópio eletrônico. Além dos já mencionados, novos avanços foram alcançados, principalmente, no entendimento de muitos aspectos da Biologia Celular, como o trânsito e as rotas de importação destas proteínas para o retículo endoplasmático, o transporte para o complexo de Golgi, e os novos conhecimentos referentes à organização e ao funcionamento nuclear, entre muitos outros.
Esses novos conhecimentos vieram acompanhados de alguns benefícios práticos, como a engenharia genética aplicada à produção de alimentos, testes genéticos para a determinação de doenças, o uso do DNA em medicina forense, o uso de células tronco (stem cells) no tratamento de doenças degenerativas como o mal de Parkinson, e o balanço dos riscos ambientais versus benefícios. Estes benefícios deverão nortear a humanidade e, para que possamos utilizar todo esse conhecimento científico hoje e no futuro, necessitamos adquirir conhecimentos de Biologia Celular. A biologia celular, antes conhecida como citologia, é a ciência que estuda a unidade básica de todos os seres vivos, as células que possuem diversas estruturas na sua constituição.
Diante disso marque V e F para as alternativas abaixo:
( ) O retículo endoplasmático rugoso (RER) participa principalmente da síntese de esteroides e de outros lipídios, aos quais são destinados à exportação ou ao uso intracelular por organelas, como por exemplo, pelos lisossomos.
( ) O citoesqueleto é composto por microtúbulos, filamentos de actina, filamentos intermediários e diversas proteínas motoras. Os filamentos de actina são estáveis, desempenhando somente a função de sustentação, sem participar dos movimentos celulares.
( ) A matriz mitocondrial é composta por diversas enzimas, ribossomos, íons e material genético mitocondrial que estão envolvidos em processos como a geração de energia, por exemplo.
( ) Quando a proteína carreadora ou transportadora da membrana plasmática atua movimentando solutos contra um gradiente favorável, está ocorrendo um transporte passivo.
a. V, V, F, F
b. F, F, V, F
c. F, V, F, V
d. V, V, F, V
e. F, F, V, V
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
a
Explicação:
nao tem
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
se tiver interesse esse é nosso número (88) 9 9376 8255
Cobramos bem baratinho, se não tiver interesse, favor ignorar.