• Matéria: História
  • Autor: batatafritaa000
  • Perguntado 3 anos atrás

porque algumas das leis abolicionistas na época, tão tinham muita eficácia na sociedade brasileira??? Alguém sabe Responder????

Respostas

respondido por: lucaspedromp
0

Resposta:

elite brasileira escravocrata

Explicação:

enquanto o imperador Pedro 2 e sua família almejavam o fim da escravidão os mesmos não souberam fazer o jogo político de modo que os latifundiários (grupo com grandes poderes econômicos e políticos no Brasil) deixassem a escravidão de lado

respondido por: Vitor1626
0

Resposta:

O tráfico de escravos era essencial para atender a alta demanda por escravos no Brasil, e com a sua proibição, a tendência era que a população de escravos fosse reduzindo-se gradativamente até a abolição acontecer, uma vez que não haveria a renovação dessa. Ainda assim, os escravocratas fizeram de tudo para que essa transição fosse o mais lenta possível.

As leis abolicionistas, portanto, estão, em parte, dentro desses esforços de impedir que a abolição acontecesse de maneira imediata e irrestrita e de promover determinados avanços para conter a força do abolicionismo.

Explicação:

A proibição do tráfico, de toda forma, é um momento importante, pois o Brasil finalmente atendeu às pressões da Inglaterra pelo seu fim. Isso aconteceu porque os ingleses passaram a pressionar o Brasil a partir da lei Bill Aberdeen. O clima ruim entre as duas nações levantou discursos inflamados e, para evitar-se uma guerra, foi decretada a Lei Eusébio de Queirós.

Poucos anos depois, em 1856, o tráfico de escravos africanos no Brasil havia sido zerado por meio da intensa repressão do governo contra essa atividade. Na década de 1850, o debate político foi dominado pelas questões relativas à implementação da proibição do tráfico ultramarino de escravos.

Na década de 1860, os únicos locais da América que ainda permaneciam com a utilização do trabalho escravo de africanos, além do Brasil, eram Cuba e Porto Rico. A péssima repercussão internacional disso somada às revoltas de escravos, que se multiplicavam no país, fizeram com que surgissem algumas pessoas a defender a criação de uma legislação em prol da abolição.

A ideia era realizar a transição para a abolição por meio da lei e não por meio de uma revolução (como tinha acontecido no Haiti). Essa legislação faria uma transição gradual para atender os interesses da elite econômica brasileira, e, desse debate, surgiu a primeira lei abolicionista: a Lei do Ventre Livre.


batatafritaa000: isso
batatafritaa000: obg
batatafritaa000: essa foi q vc respondeu mesmo?
batatafritaa000: com suas palavras?
Vitor1626: Nop
Vitor1626: Nem sei história
batatafritaa000: ah, tá bem
Perguntas similares