5)
"A "Era Vargas" constitui-se num conjunto de políticas públicas para o país e no ambicioso objetivo de alcançar certa autonomia política e econômica através de um desenvolvimento nacional independente baseado num Estado forte, centralizado e planejador. Podemos concluir que Vargas foi o homem que sintetizou o processo da complexa transição da República Velha para o moderno Estado brasileiro".
SAVIANI FILHO, Hermógenes. A Era Vargas: desenvolvimentismo, economia e sociedade. Economia e Sociedade., Campinas , v. 22, n. 3, p. 855-860, Dec. 2013.
Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ecos/v22n3/10.pdf. Acesso em 22 fev 2019.
O processo de desenvolvimento econômico da nação brasileira a partir da década de 1930 foi estruturado a partir de medidas jurídicas e institucionais, que reorganizaram a estrutura produtiva e viabilizaram o surgimento de novos atores sociais importantes na dinâmica econômica do país.
Deste modo, considerando o conteúdo proposto e seus conhecimentos sobre a temática do ‘Estado Novo’, analise as afirmações que se seguem:
I – O funcionamento dos sindicatos passou a ser diretamente controlado pelo Estado, por meio de entidades ‘corporativas’, responsáveis por realizarem a mediação direta entre empregadores e funcionários, desprovendo-se a ação política nestas entidades.
II – A presença dos capitais norte-americanos no desenvolvimento econômico brasileiro foi marcante durante o período do ‘Estado Novo’, especialmente para o financiamento de iniciativas de industrialização.
III – A criação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) se deu no contexto da necessidade de criação de uma cadeia produtiva no setor da mineração e siderurgia, de modo que a CSN controlou todas as etapas desta cadeia, trazendo autonomia de produção 100% nacional no setor.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I, apenas.
b)
III, apenas.
c)
II e III, apenas.
d)
I e II, apenas.
e)
I, II, III.
RESPOSTA: D
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
LETRA D - SEM DUIVIDAS.
Explicação:
I e II, apenas
O funcionamento dos sindicatos passou a ser diretamente controlado pelo Estado, por meio de entidades ‘corporativas’, responsáveis por realizarem a mediação direta entre empregadores e funcionários, desprovendo-se a ação política nestas entidades, A presença dos capitais norte-americanos no desenvolvimento econômico brasileiro foi marcante durante o período do ‘Estado Novo’, especialmente para o financiamento de iniciativas de industrialização.
D0C7OR:
AV1 - CORRIGIDO PELO AVA
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás