Respostas
Resposta:
A ação social, segundo o sociólogo alemão Max Weber, remete a um tipo de conduta do indivíduo que reflete sentido tanto para ele quanto para aqueles que são afetados.
Tipos de Ação Social
Ações racionais
As ações tidas como racionais são feitas pelos sujeitos que têm maior controle sobre seus atos e procuram os melhores meios para realizá-los. Elas são separadas em dois conceitos:
Ação racional em relação a fins – ocorre quando o propósito da ação justifica a intenção e os caminhos percorridos para alcançar determinado objetivo. O sujeito utiliza meios racionais para conquistar um resultado satisfatório. Quando o estudante procura conhecimento em livros ou videoaulas há um objetivo a ser conquistado no final, como tirar uma boa nota na prova, passar de ano, ser aprovado no vestibular, por exemplo.
Ação racional em relação a valores – o indivíduo orienta suas práticas de acordo com valores sociais, subjetivos ou crenças pessoais. Age em conjunto com o que considera correto, benéfico para o próximo. Esse tipo de ação geralmente é fruto de tradições, como religiosas ou familiares.
Ações irracionais
Nesta segunda definição, os atos são baseados em sentimentos, motivados pela emoção ou impulsos. Eles também são divididos em dois subgrupos:
Ação irracional tradicional – é pautada nos hábitos e costumes que as pessoas, dentro da sociedade em que vivem, começam a adotar. É em decorrência de tudo que aprenderam habitualmente a fazer e acreditar. O costume de ir à missa aos domingos, por exemplo, é visto como uma ação irracional tradicional.
Ação irracional afetiva – envolve sentimentos e emoções. O sujeito tem uma ação motivada por raiva, esperança, medo, paixão, inveja, entre outros gatilhos sentimentais. Como o afeto pode ser despertado pelo costume, esse tipo de ação irracional também se enquadra na categoria tradicional.
Explicação: