ao receberem asilo os refugiados ainda estão sujeitos a enfrentar discriminação, falta de recursos e dificuldades de se integrará sociedade que os recebeu. Discutam e elaborem hipóteses sobre o porquê de isso acontecer
Respostas
Resposta: Imigrantes refugiados , que chegam aos países acolhedores, em geral, são bastante rechaçados, humilhados, discriminados, desprezados, pela população, a qual, acredita que essas pessoas lhes trarão algum tipo de problema, que tomarão seus empregos, ou que possuem culturas muito estranhas, diferentes da nossa, e que "não são obrigados a tolerarem essa gente estranha , de cor diferente da nossa". Então , o que os imigrantes refugiados recebem ao chegarem, é falta de respeito, falta de empatia e falta de solidariedade! Esses estrangeiros não são convidados a se socializarem com os grupos de cidadãos do país que os estão recebendo, ficam isolados. E, as já precárias situações miseráveis e vulneráveis desses seres humanos, acabam ficando ainda piores.
Se, hipoteticamente, esses imigrantes refugiados, não estivessem em situações tão precárias, se estivessem vindo morar no país, como imigrantes estudantes ou trabalhadores e já empregados em multinacionais? Se trouxessem consigo, um montante de dinheiro, para gastarem e conseguissem se manter por uns bons meses? Seriam recebidos de forma mais calorosa, mais solidári? E a interação ocorreria de maneira convidativa, sem que houvesse discriminação, julgamentos, xenofobia?
Se, ainda ,de maneira hipotética, os imigrantes que estão chegando ,forem brancos, ricos e estejam vindo para estabelecerem-se, abrindo suas industrias, seus comércios , com o objetivo de gerarem empregos, com certeza, seriam( e são) recebidos de braços abertos, acolhidos e acomodados até dentro das famílias e, sem nenhum preconceito ou discriminação, tratados cordialmente e respeitosamente?
Concluindo:
Os imigrantes refugiados, vulneráveis e o acolhimento bem mais humano, super cordial ,oferecidas aos imigrantes ricos e brancos, poderemos ver que , inacreditávelmente, os imigrantes refugiados de guerra, e miseráveis, por exemplo( sem condições de sobrevivência), que estão em uma situação bem mais necessitada e precisando de ajuda urgentemente, não são bem vindos, provavelmente, por questões xonofóbicas, preconceituosas , discriminatórias, de ignorância.
E, os outros, que são imigrantes, também refugiados ( que podem ser perseguidos políticos ou religiosos), mas chegam com uma pequena estrutura financeira, para recomeçarem as próprias vidas, com recursos próprios, sem dependerem dos governantes e das pessoas do país, são bem vindos e recepcionados com generosidade, educação! Provavelmente, porque acreditam que, os estrangeiros imigrantes que chegam, em melhores condições de dignidade humana, não vão precisar tanto de apoio financeiro dos governos e do povo com eles vão conviver daqui para frente.
Explicação: