Os historiadores Peter Burke e Asa Briggs, ao tratarem da relação entre Reforma Protestante e midia impressa, dizem que elas foram causa e consequência uma da outra. Por que, segundo eles, essa relação de causa e consequência se estabelece?
me ajuda por favor e do livro pelas janelas da midia
Respostas
Para entendermos a relação posta pelos historiadores Peter Burke e Asa Briggs sobre o motivo da Reforma Protestante e a mídia impressa serem causa e consequência uma da outra, precisamos entender o contexto histórico da situação.
Contexto da Reforma Protestante
Martinho Lutero, um professor universitário e monge germânico, após ler uma interpretação de Santo Agostinho das epístolas de São Paulo e dos salmos, Lutero ficou convicto de que as práticas de indulgências e muitas outras atitudes da Igreja Católica estavam erradas e mesmo assim contavam com o consentimento do papa.
Em 1517, Lutero teria fixado na porta de um castelo local 95 Teses por meio das quais criticava várias práticas católicas e a própria autoridade papal. Esse método era comum nas universidades medievais, onde eram expostas teses e havia um debate sobre elas.
O Papel da Imprensa
Uma das principais causas é que os protestantes precisavam de um método para expandir e espalhar suas ideias, que o faziam através de folhetos e obras, como “Comentários da Carta aos Romanos” criticando a prática das indulgências e as 95 teses de Martinho Lutero.
A imprensa quebrou definitivamente o monopólio do conhecimento escrito pela Igreja Católica ao mesmo tempo em que difundiu doutrinas e conhecimentos mediante livros e folhetos impressos que se multiplicaram exponencialmente pela Europa.
Após a publicação das 95 Teses, Lutero ganhou grande apoio, principalmente da nobreza germânica, pois as terras do Império Romano-Gêrmanico haviam sido confiscadas pela Igreja Católica. Cada vez mais a demanda das teses de Lutero aumentavam e precisavam ser propagadas através da imprensa.
Aprenda mais sobre Reforma Protestante aqui: https://brainly.com.br/tarefa/5994923