1.
Ao se discutir sobre o tema “família”, é preciso que se esteja atento para alguns pontos. Tendo isso em vista, assinale a alternativa correta:
Resposta certa C
C. A sociedade capitalista contemporânea trouxe mudanças importantes nas famílias, a exemplo da separação entre a casa e o trabalho, e a delimitação entre os espaços públicos e privados.
Uma das principais características da sociedade contemporânea no âmbito das famílias é a separação entre casa e trabalho, espaços públicos e privados, especialmente devido às mudanças societárias impulsionadas pelo mundo do trabalho que ganha centralidade e organiza o tempo e o espaço dos sujeitos. A sociedade em que se vive, sob o modo de produção capitalista, produz constantes transformações que impactam em diversas esferas da vida social, inclusive no âmbito das famílias que não estão desarticuladas da realidade conjuntural mais ampla. Justamente por compreender que as famílias são impactadas por fatores de ordem social, econômica, política e cultural, não se pode entender problemáticas, como a violência doméstica, como de única e exclusiva responsabilidade dos membros que compõem a família. As mudanças societárias atingem a qualquer configuração familiar. Além disso, diferentes modelos de famílias emergiram justamente devido às mudanças produzidas pela realidade social em movimento, rompendo com o modelo único "tradicional" de família nuclear, composta por um casal hétero com filhos, abrindo, portanto, margem para o surgimento e consolidação de outros modelos, a exemplo da família monoparental. Transformações societárias no âmbito do modo de produção capitalista produziram acentuadas desigualdades sociais mediatizadas pelo desemprego ou por precarizadas relações de trabalho, pela pobreza e violência exacerbada. Essas situações impactam inúmeras famílias, tornando-as vulneráveis e comprometendo o cumprimento a contento de seu papel protetivo. Sobretudo, nesses casos, as famílias precisam ser atendidas por diferentes profissionais, a exemplo dos assistentes sociais, para que acessem, via políticas sociais, seus direitos e superem as vulnerabilidades vivenciadas, tornando-se, de fato, espaço protetivo e saudável para seus membros e não mais violador de direitos.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
LETRA C
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás