Respostas
Resposta:
A matéria é definida como tudo que tem massa e ocupa um lugar no espaço.
O átomo é a unidade fundamental da matéria e pode ser visto como um “bloco de construção”, pois a forma como os átomos se organizam dá origem a toda matéria existente.
São exemplos de matéria: árvores, estrelas, ar, água, animais, plantas, ouro, granito, ferro, etc.
No estudo do universo, aquilo que não é classificado como matéria é chamado de energia. Sendo assim, a luz, o calor e a radiação são energia e não matéria.
Matéria, corpo e objeto
A matéria é formada por partículas indivisíveis e constitui o universo observável. Por isso, dizemos que a matéria apresenta massa e volume.
Uma parte limitada da matéria é um corpo e quando um corpo recebe uma função específica passa a ser um objeto.
Exemplos:
Matéria Corpo Objeto
Madeira Pedaço de madeira Cadeira de madeira
Ouro Barra de ouro Anel de ouro
Granito Pedra de granito Estátua de granito
Mármore Pedra de mármore Mesa de mármore
Látex Borracha Pneu
Composição da matéria
Toda a matéria é composta por átomos, que por sua vez são formados por partículas fundamentais: prótons, nêutrons e elétrons.
Os prótons e os nêutrons, que estão no núcleo atômico, são formados por partículas ainda menores, os quarks. Portanto, elétrons e quarks são as partículas elementares da matéria.
Através das ligações químicas ocorre a combinação dos átomos, iguais ou diferentes, e temos a diversidade de materiais que conhecemos. Macroscopicamente vemos a organização dos átomos através das substâncias químicas.
Substâncias
As substâncias puras são constituídas de apenas uma espécie química e, por isso, apresentam composição e propriedades fixas.
Uma substância simples é formada apenas por um elemento químico, por exemplo, o oxigênio (O2) do ar que respiramos e o metal ferro (Fe).
Uma é formada por pelo menos dois elementos como, por exemplo, a água (H2O) que bebemos e o gás carbônico (CO2) que liberamos na respiração.