• Matéria: História
  • Autor: hello414357
  • Perguntado 3 anos atrás

b) O texto 1 relata o caso de mulheres julgadas por um tribunal religioso. Atualmente, no Brasil , a capacidade de julgar alguém é do Poder Judiciário. Pesquise sobre esse poder e discuta suas atribuições em sala, registrando os resultados no seu caderno.​

Respostas

respondido por: sraotakuloka
10

Resposta:

Há alguns anos, no Brasil e resto do mundo, a Igreja Católica possuía grande influência e poder no Estado, o que lhe dava poder de julgar casos e pessoas. Hoje, com a separação da religião do Estado (Estado Laico) quem faz esse papel é o Poder Judiciário.

Poder Judiciário
O Estado Brasileiro é formado com base na teoria do Estado Democrático de Direito de Montesquieu, onde os poderes que regem o Estado devem ser divididos em três:

Judiciário
Executivo
Legislativo
O Poder Judiciário é um dos Poderes que montam o Estado brasileiro. Ele tem a função, com imparcialidade, julgar e distribuir a justiça conforme o que diz a Constituição Federal da nação brasileira.

Cada estado brasileiro possui seu próprio poder Judiciário em sua Constituição Estadual, porém ela não diverge muito da Federal pois é impedida de ir contra ela.

Estado e Religião
Uma das principais características do Estado Democrático de Direito é a sua laicidade, ou seja, a separação da religião do Estado. Tendo em vista que a sociedade democrática é formada por múltiplas religiões, uma, em tese, não pode exercer mais influência que outras.

Explicação:

respondido por: dbrclx
5

Sobre a capacidade do Poder Judiciário de julgar alguém é possível entender que esse função lhe foi concedida por meio da Constituição Federal, ao realizar a repartição dos Poderes do Estado.

Função do Poder Judiciário    

A Constituição Federal de 1988 delegou ao Poder Judiciária a função precípua de julgar, bem como, delegou ao Poder Legislativo a de legislar e ao Poder Executivo administrar a esfera político-administrativa estatal.

Assim, o Judiciário julga com base em princípios como o da imparcialidade, legalidade, juiz natural, sendo, portanto, vedado o tribunal de exceção, em que se forma um órgão novo e específico para alguma causa que interesse a alguém, como por exemplo a igreja.

Aprenda mais sobre o Poder Judiciário em:

https://brainly.com.br/tarefa/12153493

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares