Em 1910, através do Decreto nº 8.072, e em razão das repercussões dos graves conflitos entre indígenas e colonos, a União criou o Serviço de Proteção aos Índios e Localização dos Trabalhadores Nacionais – SPILTN, vinculado ao Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio, e nomeou como seu diretor o Marechal Rondon. [...] Até a criação deste Serviço de Proteção aos Índios, a ação oficial face ao indígena orientava-se totalmente para a satisfação dos interesses econômicos e sociais dominantes, que usurpavam dos indígenas suas terras e sua força de trabalho.
O SPI apresentou algumas contradições que merecem destaque. Ao mesmo tempo em que propunha respeitar as terras e a cultura indígena, sua ação transferia os indígenas, liberando territórios indígenas para a colonização. Os métodos e técnicas educacionais adotados estabeleciam mecanismos de homogeneização e nacionalização dos povos indígenas. [...]
Com base nesse texto, a criação do SPI representou a
ampliação dos limites territoriais indígenas.
atuação de caráter político frente às questões indígenas.
integração das tradições indígenas à cultura brasileira.
valorização da força de trabalho indígena.
kaue2007vm:
A resposta
Respostas
respondido por:
7
Resposta: letra a
Explicação: (:
respondido por:
4
A ampliação dos limites territoriais indígena foi um dos resultados da criação da SPI pois promoveu a demarcação de territórios indígenas, mas criou-se outro problema, que foi a limitação das possibilidades de exploração da terra (alternativa A).
Território indígena e produtividade
Simplesmente há proibições que impedem que os indígenas de explorarem os seus territórios, exceto se for para questões culturais, mas não podem explorar economicamente, e isso é um problema, os índios modernos vivem como eu e você, não como povos tribais.
Venha estudar mais sobre o território indígena
https://brainly.com.br/tarefa/33787510
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás