Organelas celulares são definidas como todas as estruturas intracelulares presentes em todas as células e que desempenham funções bem definidas, sem necessariamente serem delimitadas por membranas (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2015).
De acordo com esta definição, tanto organismos procariontes quanto eucariontes têm organelas em sua estrutura, sendo que cada tipo celular apresenta organização, quantidade e tipos de organelas relacionadas ao seu metabolismo. Em cada um dos diferentes tipos celulares listados abaixo, verifica-se o predomínio de algumas das organelas celulares.
Relacione três organelas mais abundantes em cada tipo celular e justifique com relação a atividade exercida pelas referidas células.
a) Células β-pancreáticas.
b) Células musculares estriadas esqueléticas.
c) Macrófagos.
d) Células de Leydig
Respostas
Podemos citar as três organelas mais abundantes em cada tipo celular:
⠀
a) Células β-pancreáticas:
- Ribossomos;
- Retículo endoplasmático rugoso;
- Complexo de golgi.
Elas produzem insulina, que é uma proteína. Para que a proteína seja formada, é necessário o ribossomo e, quando a proteína é excretada, ocorre sua formação no retículo endoplasmático rugoso, que posteriormente é enviado ao complexo de Golgi, que formará vesículas secretoras.
b) Células musculares estriadas esqueléticas
- Sarcossomas;
- Retículo sarcoplasmático;
- Núcleos.
As células musculares estriadas esqueléticas se especializam na contração, o que requer muita energia, por isso precisam produzir ATP nas sarcossomas (mitocôndrias).
Para que a contração ocorra, é necessário cálcio e está localizado no retículo sarcoplasmático. Além disso, as fibras musculares possuem vários núcleos, que estão localizados na periferia da célula e contêm a informação genética (DNA).
c) Macrófagos
- Lisossomos;
- Ribossomos;
- Complexo de golgi.
Os macrófagos são células que realizam fagocitose e, dentro deles, o material fagocitado é degradado, e essa degradação ocorre no lisossomo. Além disso, são células apresentadoras de antígenos via MHC.
Para a formação de lisossomos e MHC (apresentação de antígenos aos linfócitos), são necessários ribossomos: retículo endoplasmático rugoso (formação de lisossomos e MHC) e complexo de Golgi (envia enzimas lisossomais aos lisossomos e envia MHC à membrana plasmática.
d) Células de Leydig
- Mitocôndrias;
- Retículo endoplasmático liso;
- Gotículas lipídicas.
As células de Leydig são as produtoras de testosterona, um hormônio esteróide. A produção desses hormônios é produzida pelas mitocôndrias e pelo retículo endoplasmático liso do colesterol. Além disso, eles têm grandes quantidades de gotículas lipídicas contendo colesterol.
Veja esta questão sobre estrutura celular: https://brainly.com.br/tarefa/41475792
Resposta:
a) As células β-pancreáticas - As células beta são células endócrinas nas ilhotas de Langerhans do pâncreas. Elas são responsáveis por sintetizar e secretar o hormônio insulina, que regula os níveis de glicose no sangue. São produtoras de insulina, que é uma proteína. Para que uma proteína seja formada é necessário ribossomos, como a proteína é excretada, sua formação ocorre no retículo endoplasmático rugoso e posteriormente é enviada ao complexo de golgi, que formará vesícula secretórias.
⠀
b) As células musculares estriadas esqueléticas são: O músculo estriado esquelético é constituído por células alongadas, com 10 µm a 100 µm de diâmetro e 30 cm de comprimento. Essas células são formadas pela fusão de células precursoras denominadas miócitos, sendo, por isso, multinucleadas. Os núcleos ocupam as porções mais periféricas da célula. especializadas em fazer contração, que demanda muita energia, então necessitam de ATP produzido nas sarcossomas (mitocõndrias). Para que a contração ocorra é preciso do cálcio, que está no retículo sarcoplasmático. Além disso, as fibras musculares possuem vários núcleos que estão na periferia da célula e possuem a informação genética (DNA) para a produção das proteínas contráteis.
⠀
c) Os macrófagos são células que fazem fagocitose e em seu interior ocorre a degradação do que foi fagocitado, essa degradação ocorre nos lisossomos. Os macrófagos fazem parte do sistema imunológico e estão nos nossos tecidos. Essas células são capazes de ingerir e destruir bactérias e células danificadas a partir de um processo chamado fagocitose. Além disso, são células apresentadoras de antígeno através do MHC. Para que ocorra a formação dos lisossomos, bem como do MHC (que apresenta antígenos aos linfócitos), é necessário ribossomos retículo endoplasmático rugoso (formação dos lisossomos e do MHC) e complexo de golgi (envio das enzimas lisossomais ao lisossomo e do MHC à membrana plasmática).
⠀
d) As células de Leydig são as produtoras de testosterona, que é um hormônio esteroide. As Células de Leydig são células testiculares que produzem a testosterona em resposta à hormona luteinizante (LH) da hipófise. Encontram-se no espaço intersticial dos testículos, entre os túbulos seminíferos. A produção desses hormônios ocorre pelas mitocôndrias e pelo retículo endoplasmático liso a partir do colesterol. Além disso, têm uma grande quantidade de gotículas lipídicas contendo colesterol.