• Matéria: Saúde
  • Autor: andersonlima201
  • Perguntado 3 anos atrás

O Diretório dos Índios, conhecido como Diretório Pombalino (Lei de 1755),
assinado por Dom José, Rei de Portugal, foi uma política indigenista de Estado com poder de organização social e pressão política sobre a vida dos ameríndios na Região Norte do Brasil. No que tange à questão das diretrizes do documento colonial, observa-se que o objetivo era aplicar fundamentalmente uma ética disciplinadora e moralizadora do nativo por meio da construção dos aldeamentos coletivos e do trabalho persistente na agricultura como forma de catequizá-los e civilizá-los. [. ]


Anônimo: olá, fazemos todo tipo de trabalho, provas, mapas, slides, tcc, redação e etc.
se tiver interesse é só chamar no whats, esse é o nosso número: (88) (‘9’ 9376---8255)
favor, ignorar o texto a seguir: Definir o que se entende por ciência não é tarefa das mais fáceis. O termo foi e continua sendo muito debatido por diversos pensadores de variados lugares e épocas. Uma forma de tentar chegar a um conceito, portanto, é olhar para a ciência a partir da ideia do que ela não é.

Respostas

respondido por: henriquec1001
0

O Diretório dos índios foi um projeto "civilizatório" que tinha por objetivo extinguir o trabalho missionário nos aldeamentos, de forma a elevar a política de concentração autóctones em vilas e aldeias.

Diretório dos Índios

O índio vivia em matas e longe de civilizações, por isso, era visto como um ser "selvagem" por parte dos colonizadores, que por sua vez se sentiram na obrigação de "civilizar" os índios.

Essa civilização foi realizada por meio de ética religiosa e do trabalho e dos valores da civilização ocidental.

Saiba mais sobre índios em:

brainly.com.br/tarefa/22367362

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas similares