Respostas
Resposta:
As brigas em excesso podem gerar problemas para o aprendizado das crianças e para o convívio social no ambiente educacional. O aluno que recebe muitas mordidas ou chutes, por exemplo, pode acabar se inibindo perante os colegas.
A violência escolar é um fenômeno preocupante no Brasil, tem-se agregado e assumido diversas formas nas escolas, fazendo-se necessária uma investigação das perspectivas sociais, políticas e psicológicas, para que se possa ampliar a compreensão e fazer-se uso do pensamento crítico sobre essas questões.
A escola precisa criar um canal de diálogo em que o aluno se sinta seguro para dizer, de fato, o que aconteceu para motivar essa situação. A partir do momento que a escola entendeu a causa da briga, chega o momento de buscar soluções.
As consequências da violência escolar são muitas e profundas. Para a vítima da violência, as consequências se notam em uma evidente baixa auto-estima, atitudes passivas, transtornos emocionais, problemas psicossomáticos, depressão, ansiedade, pensamentos suicidas, etc.