Respostas
Resposta:
A probabilidade é uma área já antiga na matemática. Dado um certo experimento, a probabilidade se dedica a estudar quais são as chances que determinado resultado tem de ocorrer, dado todos os resultados possíveis para aquele experimento (seu espaço amostral). Por exemplo: considere como experimento o arremesso de duas moedas. O conjunto de resultados possíveis, o espaço amostral, será:
(a primeira cai cara, a segunda cai cara), (a primeira cai cara, a segunda cai coroa), (a primeira cai coroa, a segunda cai cara), (a primeira cai coroa, a segunda cai coroa)
ou, resumindo, considerando como sendo cara e como sendo coroa:
(4 resultados possíveis)
Considere agora que queremos saber qual a probabilidade de que as duas moedas caiam de lados diferentes. Analisando o espaço amostral , há 2 resultados favoráveis: . Dessa forma, a probabilidade de que as moedas caiam de lados diferentes será:
Dessa forma, temos 50% de chance de que as moedas cairão de lados diferentes.
Note que a medida da probabilidade irá sempre variar de 0 à 1, onde 0 indica que não há chances de o evento ocorrer e 1 indica que o evento sempre ocorre. Outra propriedade importante é que a soma das probabilidades de todos os eventos do espaço amostral deve ser igual a 1 (ao menos um dos eventos deve acontecer, necessariamente).