Um antigo provérbio chinês já dizia: “A palavra é prata, o silêncio é ouro.” O silêncio, nos dias atuais, é considerado artigo de luxo, ainda mais em um mundo tomado por ruídos de vários níveis. Em decorrência disso foi criado o Dia do Silêncio, que no Brasil é celebrado em 7 de maio. O principal objetivo dessa data, para os países ocidentais, é conscientizar as pessoas dos males que a poluição sonora provoca, em diversos aspectos [...].
Alguns países orientais também comemoram o Dia do Silêncio, porém, em data diferente, com outro significado e finalidade. [...]
O livro The World of Silence, do filósofo suíço Max Picard, já trazia a advertência de que, no mundo moderno, nada mudou tanto a natureza do homem quanto a perda do silêncio, assim como a perda da privacidade e do mistério. O excesso de ruídos nada mais é que vários estímulos inconscientes que nos fazem ficar sempre conectados, em constante atividade, e isso, com o passar do tempo, acaba sendo prejudicial, pois não pressupõe paradas. É como num texto construído sem vírgulas, parágrafos e pontos.
O excesso de estímulos faz com que o homem se desconecte de si mesmo e entre em um padrão muito acelerado de competição, ansiedade e insatisfação. [...] o silêncio tem sua importância comprovada cientificamente, pois ajuda [...] a limpar a mente, amplia a capacidade de lembranças e, acima de tudo, proporciona os chamados insights que podem ajudar a resolver os problemas que muitas vezes nos tiram o sono.
Não bastassem seus benefícios científicos, o silêncio tem a proteção da lei, pois existem determinados locais e horários em que ele não pode ser perturbado, tal é a sua importância. [...] Então, vamos lançar mão do silêncio, nem que seja por breves instantes no nosso dia, pois é com ele que a nossa mente sonha, passeia, planeja e cria.
DIÁRIO SM. O Silêncio. Disponível em: <https://bit.ly/3JOTLJy>. Acesso em: 25 fev. 2022. Fragmento.
esse texto, no trecho “... tal é a sua importância.” (5º parágrafo), o pronome em destaque refere-se a
filósofo.
mistério.
significado.
silêncio.
sono.
REVISAR
PRÓXIMO >
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
filosofia
Explicação:
Trolei2022:
Filósofo né
respondido por:
0
O pronome "sua" no quinto parágrafo do texto se refere a:
D. silêncio.
Interpretação do texto e a definição de pronome
Nesta parte do texto, temos que o autor retoma a ideia principal de que o elemento do silêncio é algo totalmente fundamental na vida das pessoas.
Existem determinados horários e também momentos onde o silêncio não poderá ser interrompido, pois isto é algo necessário na nossa vida.
No quinto parágrafo, o pronome possessivo "sua" foi usado para retomar a importância do silêncio.
Os pronomes são as palavras que irão acompanhar os substantivos, sendo que alguns pronomes podem substituí-los, de maneira direta ou indireta.
Veja mais sobre pronomes em brainly.com.br/tarefa/25651825
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás