2. Sobre a reforma urbana do Rio de Janeiro, ocomida entre fins do século XIX e inicio do XX, o literato Lima Barreto comentou De uma hora para outra, a antiga cidade desapareceu e outra surgiu como se fosse obtida por uma mutaçio de teatro Havia mesmo na coisa muito de cenografia." (Lima Bancto. Os Bruzundangas, cm Obras de Lima Barreto São Paulo Brasiliense, 1956, p. 100) A- Cite uma atividade politica e uma economica que sustentaram a importancia da cidade do Rio de Janeiro nesse penodo B-Identifique duas mudanças urbanas realizadas pelo prefeito Pereira Passos na reforma mencionada C. Explique a razão pela qual o ideario burgues, cosmopolita e republicano, tinha necessidade de condenar o passado colonial do Rio de Janeiro
Respostas
Resposta:
Explicação:
a)Uma atividade política que sustentava a cidade do Rio de Janeiro era o fato de que a cidade naquele momento era a capital do pais e uma atividade econômica da cidade que ela possuía uma importante atividade comercial portuária.
b)Algumas mudanças urbanas ocorridas com a reforma urbana do Rio de Janeiro foram o alargamento de avenidas e a derrubada de casarões antigos para a reconstrução do centro da cidade.
c)O ideário cosmopolita burguês republicano tinha a necessidade de condenar o passado do Rio de Janeiro porque a cidade embora fosse a capital do Brasil era um lugar decadente e marcado por doenças infecciosas.
Para a burguesia, a região deveria se transformar em um local que cultuava a modernidade, que para o ideário burguês era simbolizado pela cultura europeia, que possuía cidades com largas avenidas e prédios modernos.
A reforma urbana do Rio de Janeiro
A Reforma do Rio de Janeiro ocorreu no início do século XX, tinha como principal objetivo modernizar a capital do país. Naquela época, a capital da França, Paris, era considerada o símbolo da modernidade.
A Reforma pretendia transformar o Rio de Janeiro em uma cidade semelhante à capital francesa, através da abertura de avenidas largas e com a construção de edifícios modernos. Para construção desse projeto, os trabalhadores pobres que viviam no centro da cidade, foram expulsos para as regiões periféricas da cidade.
Naquele período, o centro do Rio de Janeiro era uma região marcada pelo caos com a presença de várias doenças que dizimavam parte da população, o era extremamente mal visto por investidores estrangeiros.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre a reforma urbana do Rio de Janeiro em: https://brainly.com.br/tarefa/39174368