M.O.G.S., 19 anos, sexo feminino, com queixa de fraqueza e apatia. Refere que freqüentemente sente-se tonta e com dificuldade em executar pequenos esforços físicos.
A partir do resultado abaixo e do pequeno relato do caso, avalie e sugira possíveis causas para o quadro clínico de M.O.G.S., justificando suas observações baseando-se principalmente nas funções exercidas pelas células sanguíneas
Respostas
Pelo Hemograma apresentado vemos algumas alterações:
diminuição da hemoglobina
diminuição do hematócrito
VCM baixo (microcitose).
Hipocromia dos eritrócitos (HCM baixo)
Plaquetose (aumento da quantidade de plaquetas).
Eosinofilia (aumento dos eosinofilos).
Tudo isso fala a favor de anemia, geralmente carencial, sendo sua principal causa a deficiência de ferro. Os sintomas ocorrem pois as hemácias são as responsáveis por distribuir oxigênio para todos os tecidos do corpo, se elas estão diminuidas, a pessoa vai sentir mal estar, apatia, fraqueza, dispneia. Suas unhas vão ficar quebradiças também... As plaquetas aumentam em uma tentativa desesperada do corpo de aumentar as celulas vermelhas (são da mesma linhagem).
Outra coisa interessante de se ver é o número de eosinófilos aumentados, o que pode sugerir alguma parasitose intestinal (sendo outra causa muito comum de anemia, junto com a deficiência de ferro).