• Matéria: Português
  • Autor: uchijonpsn
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia o texto abaixo.



Letra Vencida



EDUARDO B. embarca amanhã para a Europa. Amanhã quer dizer 24 de abril de 1861, pois estamos a 23, à noite, uma triste noite para ele, e para Beatriz.


– Beatriz! repetia ele, no jardim, ao pé da janela de onde a moça se debruçava estendendo-lhe a mão.


De cima – porque a janela ficava a cinco palmos da cabeça de Eduardo –, de cima respondia a moça com lágrimas, verdadeiras lágrimas de dor. Era a primeira grande dor moral que padecia, e, contando apenas dezoito anos, começava cedo. [...]


Eduardo vai completar os estudos, e tirar carta de doutor [...]; a família vai com ele, disposta a ficar algum tempo, um ano, em França; ele voltará depois. Tem vinte e um anos, ela dezoito: podem esperar. [...] Eduardo jura que a levará consigo, que não pensará em outra cousa, que a amará sempre, sempre, sempre, de longe ou de perto [...].


– Adeus, Beatriz! [...]


– Adeus! Jura que não se esquecerá de mim?


– Juro. E você?


– Juro também [...]!


No dia seguinte verificou-se o embarque. A família de Eduardo compunha-se dos pais e uma irmã de doze anos. O pai era comerciante e rico; ia passear alguns meses e fazer completar os estudos do filho em Heidelberg. [...].


Para Eduardo, ou Heidelberg ou Hong-Kong, era a mesma cousa, uma vez que o arrancavam do único ponto do globo em que ele podia aprender a primeira das ciências, que era contemplar os olhos de Beatriz. Quando o paquete deu as primeiras rodadas na água e começou a mover-se para a barra, Eduardo não pôde reter as lágrimas, e foi escondê-las no camarote. Voltou logo acima, para ver ainda a cidade, perdê-la pouco a pouco, por uma ilusão da dor [...]. E a cidade, se tivesse olhos para vê-lo, podia também despedir-se dele com pesar e orgulho, pois era um [...] rapaz, inteligente e bom. Convém dizer que a tristeza de deixar o Rio de Janeiro também lhe doía no coração. [...]



ASSIS, Machado de. Letra vencida. In: Domínio Público. Disponível em: . Acesso em: 4 mar. 2021. Fragmento.



Esse texto faz referência a que contexto social?
a - À construção das primeiras escolas do Rio de Janeiro.
b - À relação de dependência econômica do Brasil em relação à Europa.
c - À rota marítima de exportação do Brasil colônia.
d - À saída dos jovens brasileiros para completar os estudos na Europa.
e - À transferência da capital da colônia para o Rio de Janeiro.

Respostas

respondido por: martinkoliveira
0

O texto apresentado faz referência à saída dos jovens brasileiros para completar os estudos na Europa. Por este motivo, a alternativa correta é a letra D.

No texto, é possível observar que o personagem Eduardo irá sair do Brasil para terminar os seus estudos no continente europeu. Isso está explícito no texto na seguinte passagem: "Eduardo vai completar os estudos, e tirar carta de doutor [...]" Depois de formado, Eduardo voltará ao seu país.

Saída do Brasil para estudar fora

O desejo de sair do Brasil não é de hoje, uma vez que há muitos e muitos anos isso acontece entre os jovens. Hoje, no país, pesquisas relatam que metade dos jovens quer sair do país, uns para estudar, outros para morar em definitivo. Ou seja, há desejo de emigração.

Veja mais sobre emigração em:

https://brainly.com.br/tarefa/37301491

Anexos:
Perguntas similares