Leia, a seguir, um trecho da letra da música Comida da banda brasileira Titãs: "Bebida é água! Comida é pasto! Você tem sede de quê? Você tem fome de quê? A gente não quer só comida A gente quer comida, diversão e arte A gente não quer só comida A gente quer saída A gente não quer só comida A gente quer bebida Diversão, balé A gente não quer só comida A gente quer a vida Como a vida quer" A música chama a atenção para as diferentes necessidades humanas. Nesse sentido, de acordo com a teoria da hierarquia de necessidades, desenvolvida em 1940, pelo psicólogo Abraham Maslow, escolha a alternativa correta: Selecione a resposta correta
Considerando a hierarquia de necessidades, as fisiológicas ( necessidade de comida, ar, água ) ocupam o topo da pirâmide.
B
A primeira necessidade humana, base da pirâmide, é o amor.
C
Logo após satisfazermos nossas necessidades fisiológicas, buscamos atender à necessidade de autorrealização.
D
A segurança, de acordo com a descrição de Maslow, diz respeito à necessidade de interação com outras pessoas.
E
Paulatinamente, as pessoas são levadas a satisfazer uma necessidade mais elevada após a inferior ser atendida.
Respostas
Resposta:
Letra E
Explicação:
A teoria da hierarquia de necessidades de Maslow é compreendida como uma teoria da motivação humana, a qual condensa as necessidades humanas em cinco categorias básicas:
1) fisiológicas (necessidade de comida, ar, água) na base da pirâmide;
2) segurança (necessidade de segurança e estabilidade);
3) pertencimento, amor (necessidade de interação e afeto com outras pessoas);
4) estima, necessidade de autoestima e estima, status social;
5) autorrealização (necessidade de sucesso pessoal e concretização do próprio potencial.
De modo geral, pela hierarquia de uma necessidade sobre a outra, as pessoas são motivadas a satisfazer uma necessidade mais elevada na medida em que a necessidade inferior é satisfeita. Por exemplo, pela teoria motivacional de Maslow, depois de matar a fome e a sede, as pessoas pensariam em sua segurança (MCSHANE; VON GLINOWA, 2014, p. 121).