Respostas
Resposta:
O que é Investigação Científica
O trabalho de investigação científica é tão relevante dentro do conhecimento teórico e para resolver problemas práticos que ao rever as informações relacionadas com o assunto, acabou por ser tão amplo quanto disperso. De tal forma que especialistas da área argumentaram a relevância de desenvolver uma espécie de abordagem inicial que resumisse seus aspectos básicos fundamentais. Para tanto, foi feita uma introdução didática inicial, sobre os princípios teóricos, metodológicos e práticos mais ajustados às noções de conceito e desenvolvimento prático que se aplicam a um projeto de pesquisa científica.
A investigação científica é entendida como a busca de respostas ou soluções para questões ou problemas reais ou abstratos, através humana raciocínio ou intelectual raciocínio . O processo de pesquisa científica baseia-se no bom senso e na razão, deve ser objetivo e imparcial , para que seus resultados sejam considerados válidos.
Quatro condições básicas caracterizam um estudo de pesquisa científica: curiosidade, disciplina, mística e ética . A curiosidade motiva o cientista a investigar áreas ou fenômenos desconhecidos, considerados de pouca importância, para encontrar a solução de um problema específico. A disciplina indica ordem, organização e perseverança no campo de trabalho.
O misticismo indica uma postura diligente e “amorosa” em relação à pesquisa em andamento e à ética, é honestidade e transparência na aplicação de técnicas e princípios teóricos. Com esses quatro elementos, uma pessoa que tem conhecimento na área de trabalho, instalações e a instrumentação necessária pode realizar investigações muito importantes.
Para que um trabalho de pesquisa científica seja iniciado, é necessário que haja um conhecimento geral sobre o objeto de estudo e a metodologia adequada para a realização da análise , tais como: observação (controlada e sistemática).
O método de pesquisa científica torna-se o procedimento pelo qual um conhecimento objetivo real pode ser adquirido e fornece as respostas para as questões naturais que surgem sequencialmente. Um método científico deve suas premissas à ciência e sempre estará vinculado ao conhecimento científico .
Objetivo do Método Científico
Conhecimento, descrição e previsão dos fenômenos. Decifrar de forma objectiva a existência de processos e respectivos vínculos internos e externos , com o intuito de aprofundar generalizadamente os conhecimentos adquiridos e, assim, demonstrar de forma racional a sua verificação com as correspondentes técnicas de experimentação e aplicação.
Características do Método Científico
É um método teórico.
É sistemático: seu amplo sentido de ordem e disciplina garantem um nível altamente confiável, válido e aceitável para ser reproduzido.
Indutivo e dedutivo: baseia-se na experiência e na observação direta na aquisição dos dados objetivos necessários para documentar os conhecimentos obtidos.
Aplica o exame crítico: o cientista submete seus resultados ao teste empírico (experiência e observação), os resultados são cuidadosamente revisados e quase nunca são definitivos.
É circular: teoria e experiência interagem continuamente, ou seja, a teoria alimenta a experiência e esta, por sua vez, apóia a teoria, de forma a produzir um feedback que permita o acúmulo atualizado de conhecimento.
Controle os fatores que não estão diretamente relacionados com as variáveis, mas que podem influenciá-las.
Estágios do Método Científico
Observação: a situação, tema ou fenômeno a ser estudado é cuidadosamente avaliado, seja pelos sentidos ou por meio de ferramentas científicas.
Definição e abordagem do problema: define-se o motivo do tema ou fenômeno a ser estudado, formulando-se uma questão coerente e adequada. Deve ser enunciado de forma racional , usando termos científicos claros, específicos e adequados.
Formulação da hipótese: requer uma declaração mais estruturada, que contém uma relação objetiva das variáveis envolvidas. É algo como a explicação do problema de acordo com o que se conhece. Uma hipótese pode ser formulada como um objetivo ou propósito a ser alcançado.
Coleta e análise de dados: é a fase em que as amostras ou informações a serem estudadas são obtidas de diferentes formas.
Comparação dos dados obtidos com a afirmação da hipótese.
Conclusões: se os resultados da investigação coincidirem com a hipótese, será considerada confirmada. Caso contrário, será determinado que nos resultados obtidos a hipótese foi rejeitada, retornando à segunda etapa em que uma nova possível solução para o problema será repensada.
Novas previsões: foi adicionado recentemente e refere-se aos possíveis novos problemas que podem surgir a partir dos resultados obtidos.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO!
A investigação científica é um processo de investigação ordenado e sistemático no qual, através da aplicação rigorosa de um conjunto de métodos e critérios, se procede ao estudo, análise ou investigação em torno de um assunto, ou tema, com o consequente objetivo de aumentar, alargar ou desenvolver a conhecimento que se tem dela.
Objetivo da pesquisa científica
O objetivo fundamental da pesquisa científica é encontrar soluções para problemas específicos, tais como:
- Explicar fenômenos
- Desenvolver teorias
- Expandir conhecimento
- Estabelecer princípios
- Reformule as abordagens
- Refutar resultados.
Para isso, a pesquisa utiliza o método científico, sendo uma ferramenta para proceder à análise e investigação do problema colocado de forma estruturada e sistemática.
Método científico
A metodologia envolve uma série de etapas, a fim de demonstrar a validade dos resultados obtidos. As etapas da pesquisa científica são, em linhas gerais, as seguintes:
- Identificação do problema
- Pesquisa em segundo plano
- Observação
- Demonstração da hipótese
- Conclusões.
Saiba mais sobre método científico em: https://brainly.com.br/tarefa/39869591
#SPJ2