Respostas
Resposta:
Nesse sentido, o conceito de exclusão social está intimamente relacionado com o de desigualdade. Isso porque ela potencializa o processo de exclusão social. Gera pobreza, miséria, mortalidade, aumento do desemprego, aumento da violência e marginalização de parte da sociedade.
A pobreza e a exclusão social estão intimamente relacionados, pois a pobreza leva à exclusão social, ou seja, regra geral, uma pessoa pobre é normalmente excluída da sociedade, mas isso nem sempre acontece.
Em se tratando do Brasil, a causa primária da pobreza é estrutural e se amplia por meio da má distribuição de renda. A história do Brasil é marcada pelo processo colonial, cuja sociedade era composta por classes extremamente desiguais, sendo baseada no trabalho escravo.
A pobreza é definida, geralmente, como a falta do que é necessário para o bem-estar material – especialmente alimentos, moradia, terra e outros ativos. Em outras palavras, a pobreza é a falta de recursos múltiplos que leva à fome e à privação física.
Explicação: