Respostas
Resposta:
São Paulo - A cidade de São Paulo ocupa, desde 1960, o posto de capital mais rica e populosa do país. Gera, sozinha, nada menos que 10% de toda riqueza nacional. Porém, até a metade do século XIX nada indicava que um dia o município ostentaria tais títulos.
Em 1872, o primeiro censo nacional mostrou que a cidade contava com míseros 31.385 moradores e corria risco constante de esvaziamento, enquanto o país já tinha centros urbanos muito mais populosos. Rio de Janeiro, capital do Brasil, aparecia como a maior cidade (274.972 habitantes), seguida de Salvador (129.109 habitantes) e Recife (116.671 habitantes).
Os paulistas chegaram ao século XIX sem ter encontrado uma cultura agrícola que realmente compensasse as dificuldades e os custos do transporte até Santos e fomentasse o desenvolvimento econômico da região. A cidade ainda não havia descoberto um estímulo para crescer.
Mas o que aconteceu entre 1872 e 1960 para que São Paulo finalmente deixasse de ser um pequeno município para se tornar a metrópole mais rica e populosa do país? Quais foram os principais fatores que levaram a cidade a sair do marasmo para conquistar, em poucas décadas, o protagonismo na economia nacional?
Explicação:
Resposta:
O crescimento da cidade de São Paulo ocorreu devido as consequências da expansão cafeeira e pela substituição de mão de obra escrava pela assalariada. Outro grande motivo para tal ocorrido foi a introdução das máquinas no campo, que substituíram a mão de obra humana, dando margem ao processo de êxodo rural.