1)
“Como instituição essencialmente militar, e sem desconsiderar as suas motivações religiosas, a cavalaria existiu em toda a Europa. Mas foi a França a sua pátria de origem. De fato, a literatura derivada desse fenômeno constituiu-se, durante longo tempo, em um produto francês de exportação. Entretanto, a cavalaria foi igualmente forte na Inglaterra, em Portugal, na Itália e na Alemanha.” (LOPES, 2011, p. 152)
Sobre as novelas de cavalaria, avalie as afirmações a seguir:
I. As novelas de cavalaria caracterizavam-se por misturar aspectos da cultura cristã à cultura pagã.
ll. Compostas em prosa, as novelas de cavalaria tiveram destaque em Portugal, principalmente durante o ciclo conhecido como arturiano. Nesse período muitas literaturas desse gênero foram produzidas por autores portugueses, como a que se intitula História de Merlim.
lll. Por sofrer influência celta, uma das características dos romances de cavalaria era o caráter mágico em suas narrativas. A Demanda do Santo Graal, por exemplo, foi uma obra que continha aspectos místicos.
IV. O romance de cavalaria organizava-se em três ciclos temáticos. O ciclo de Bretão, o ciclo carolíngio e o ciclo clássico.
V. A demanda do Santo Graal, História de Merlim e José de Arimatéia foram as únicas novelas que então circulavam em Portugal que não se perderam no tempo.
A partir do texto-base, assinale a alternativa que aponta a(s) afirmação(ões) verdadeira(s):
Alternativas:
a)
Apenas a ll.
b)
Apenas a V.
c)
I, III, IV e V.
d)
I, III e IV.
e)
Il e V.
2)
Na primeira época medieval, a poesia em Portugal alcançou grande popularidade entre os nobres e o povo. No movimento literário conhecido como Trovadorismo, os poemas eram caracterizados pela sua musicalidade e foram registrados em galego-português.
Analise o texto sobre as cantigas trovadorescas:
As cantigas trovadorescas eram compostas no gênero lírico e no gênero ______ (1). De acordo com suas características, elas podem ser classificadas em quatro tipos. As poesias que se passavam em ambiente rural e tinham o eu-lírico _____(2), que lamentava a partida da pessoa amada, eram chamadas de cantigas de _______(3). Essas composições retratavam um amor _____ (4).
Já as cantigas de _____ (5) passavam-se em ambientes _______ (6) e o assunto principal era o sofrimento amoroso do eu-lírico ______(7).
Enquanto as cantigas de _______ (8) eram composições que criticavam a sociedade de maneira ______ (9).
Assinale a alternativa com os trechos que completam corretamente as lacunas:
Alternativas:
a)
1- Satírico, 2- feminino, 3- amigo, 4 -cortês, 5 - amor, 6 -rurais, 7- masculino, 8- escárnio e maldizer, 9- irônica.
b)
1- Satírico, 2-feminino, 3- escárnio e maldizer, 4 - espontâneo, 5 – amigo, 6- rurais, 7 – feminino, 8- amor, 9 – sutil.
c)
1- Satírico, 2-feminino, 3-amigo, 4-cortês, 5-escárnio e maldizer, 6-aristocráticos, 7- masculino, 8- amor, 9- sutil.
d)
1- Satírico, 2- feminino, 3- amigo, 4- espontâneo, 5- amor, 6-aristocráticos, 7-masculino, 8- escárnio e maldizer, 9- irônica.
e)
1- Satírico, 2-masculino, 3-amor, 4-cortês, 5-escárnio e maldizer, 6-aristocráticos, 7-feminino, 8-amigo, 9-sutil.
3)
No que diz respeito aos seus traços estéticos, a poesia medieval, conforme Massaud Moisés (2008) explica, apesar de ser cantada e de possuir aparência primitiva, com regras e estruturas peculiares, fazia uso de recursos formais refinados.
Com base em seu conhecimento sobre a terminologia poética medieval, avalie as afirmações a seguir:
4)
A segunda época da era medieval foi marcada pela influência do Humanismo. Inspirado na civilização greco-romana. Esse movimento intelectual caracterizava-se pelo incentivo ao saber crítico, com o intuito de valorizar as capacidades humanas. Segundo Massaud Moisés (2008), nesse período “uma onda de realismo, de terrenalismo, de apego à natureza física, eleva-se para se contrapor ao transcendentalismo anterior...”. Nesse contexto, a historiografia portuguesa adquire relevância graças ao modo como o cronista Fernão Lopes veio praticá-la
Com base no texto e em seus conhecimentos sobre as crônicas históricas portuguesas, assinale a alternativa correta:
5)
“Como diz Gil Vicente, a Barca do inferno prefigura o destino das almas que chegam a um braço de mar onde estão ancorados dois batéis: um, que se dirige para o Paraíso, e outro que transportará as almas para o Purgatório ou para o Inferno: aquela tripulada por um Anjo: esta, pelo Diabo e seu Companheiro.” (SPINA, 2003, p.107)
Sobre a Barca do inferno, uma das obras mais populares do poeta e dramaturgo Gil Vicente, avalie as afirmações a seguir:
ALGUEM JA FEZ AV1 LITERATURAS DE LINGUA PORTUGUESA I?
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
1C-2D-3C-4A-5A
Explicação:
I e III.
respondido por:
0
Resposta:
Resposta Correta:
Alternativa C. (I, III,IV e V)
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
I, III, IV e V.
2- LETRA D
1- Satírico, 2- feminino, 3- amigo, 4- espontâneo, 5- amor, 6-aristocráticos, 7-masculino, 8- escárnio e maldizer, 9- irônica.