Respostas
Resposta:
O intestino delgado faz parte do sistema digestório. É um tubo digestivo que varia seu tamanho entre quatro a sete metros de comprimento e em média três centímetros de diâmetro. Nos herbívoros, essa medida pode chegar a 27 vezes o tamanho de seu corpo.
O intestino delgado está localizado entre o estômago e o intestino grosso, começando na válvula pilórica e estendendo-se até a válvula ileocecal. Sua principal função é absorver a maior parte dos nutrientes que ingerimos, destacando os carboidrato
Explicação:
Como o intestino delgado é dividido?
O intestino é dividido em três partes: duodeno, jejuno e íleo.
Duodeno
Órgão fixo e com cerca de 24 centímetros de comprimento. O duodeno é a primeira parte do intestino delgado e inicia-se a partir do piloro (esfíncter localizado no final do estômago).
Está ligado ao fígado e ao pâncreas, que despejam respectivamente, bile e suco pancreático, além de suco entérico produzido na própria parede do duodeno.
Nesse local, as gorduras são emulsificadas, ou seja, transformadas em gotículas, aumentando a superfície de contato. As enzimas degradam os triglicerídeos, os polissacarídeos e os peptídeos.
Jejuno
É a maior porção do intestino delgado: tem aproximadamente cinco metros de comprimento. É responsável pela absorção de lipídeos e aminoácidos que já foram quase que totalmente digeridos pelo estômago e duodeno.
Íleo
É a parte final do intestino delgado. Contém uma válvula ileocecal que o separa do ceco que é a parte inicial do intestino grosso. O íleo é móvel assim como o jejuno.
Como funciona o intestino delgado?
Logo que o quimo chega do estômago ao intestino delgado, ele é conduzido por movimentos peristálticos (ondas involuntárias e automáticas de contração) até o duodeno, onde se mistura com o suco entérico e as secreções vindas do pâncreas e do fígado (suco pancreático e bile, respectivamente).
Transforma-se então em quilo, composto por moléculas muito pequenas de nutrientes, vitaminas e sais minerais. Com isso, o corpo consegue absorver os produtos e nutrientes por meio das vilosidades e microvilosidades da parede intestinal.
O processo de digestão se dá majoritariamente no duodeno e no início do jejuno. No final dele e no íleo, se dá a absorção dos nutrientes e de algumas vitaminas.
Vilosidades do intestino delgado
O intestino delgado apresenta estruturas especiais chamadas de vilosidades intestinais, elas são projeções alongadas formadas pelo epitélio (grupo de tecido celular).
A principal função das vilosidades é aumentar a superfície de contato entre o intestino e o quimo ou quilo, a depender da etapa da digestão.
Abaixo das vilosidades, existe uma rede de capilares sanguíneos, que recebem os nutrientes e os transportam para o fígado e para a corrente sanguínea, a fim de alcançar todas as células do nosso corpo, e de capilares linfáticos que estão associados à absorção de gorduras.
Quais são as camadas do intestino delgado?
A parede do intestino delgado se divide em quatro camadas: serosa, muscular própria, submucosa e mucosa.
Serosa: É a camada mais externa do intestino delgado, se constitui por uma única camada de células achatadas.
Muscular própria: É constituída de duas camadas musculares, uma externa longitudinal e uma camada interna de músculo liso, mais espessa que a camada externa.
Submucosa: É uma camada de tecido conjuntivo que possui diversos vasos sanguíneos e muitos nervos, também é a parte mais resistente da parede intestinal.
Mucosa: pode ser dividida em três camadas: muscular da mucosa, lâmina própria e camada epitelial.
Muscular da mucosa: É constituída de uma camada muito fina de músculo que separa a mucosa e a submucosa.
Lâmina própria: É uma camada constituída de tecido conjuntivo e se localiza entre a muscular da mucosa e as células epiteliais da mucosa. Serve como base de apoio para as células epiteliais e também atua na proteção do intestino contra microorganismos que penetram no epitélio.
Camada epitelial: É uma camada de células epiteliais que cobrem as vilosidades. Sua principal função é a renovação celular e a secreção exócrina e endócrina.
Intestino delgado dos herbívoros
No intestino delgado dos herbívoros, ocorre uma diferença em relação ao intestino dos outros mamíferos: devido à necessidade de ingerir altas quantias de celulose, o intestino delgado dos herbívoros tem maior comprimento para que os nutrientes passem mais tempo nesse órgão, sendo melhor absorvidos.