A vinda da família real para o Brasil mudou, também, a fisionomia do Rio de Janeiro. A cidade que os estrangeiros acharam suja, feia e malcheirosa começou a se expandir e cuidar de sua aparência, abrindo-se às modas europeias. [. ] [. ] Permanecia, entretanto, o trabalho escravo, necessário às atividades braçais nas casas, sobrados e chácaras dos senhores. Muitos dos donos de escravos [. ] não os utilizavam apenas no serviço doméstico. Para aumentar seus rendimentos, empregavam seus escravos como "negros de ganho" e "negros de aluguel". [. ] No entanto, a presença dos escravos e dos homens livres pobres na cidade atemorizava a Corte, deixando em permanente sobressalto a população branca e proprietária. Era, além do mais, uma preocupação constante para a Intendência de Polícia da Corte, tirando o sono daqueles que eram conhecidos como os "branquinhos do Reino". [. ] De acordo com esse texto, a estrutura do Rio de Janeiro com a chegada da Corte portuguesa demonstrava a autonomia da estrutura política colonial. Inserção das pessoas negras na vida pública. Intensificação da intolerância racial. Superação das desigualdades econômicas
rafaelsilvacamilo09:
qual e a resposta?
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
letra C)
Explicação: espero ter ajudado :)
respondido por:
0
De acordo com esse texto, a estrutura do Rio de Janeiro com a chegada da Corte portuguesa demonstrava a intensificação da intolerância racial. O que é mostrado na alternativa C.
A estrutura do Rio de Janeiro com a chegada da Corte portuguesa
A corte portuguesa ao chegar no Brasil adotou uma colonização de exploração, todavia a família real foi "forçada" a vir para o Brasil, por isso, começaram a trazer questões que já existiam em Portugal no Brasil.
Por isso, o Brasil passou a ter universidades, bibliotecas etc, visto a necessidade da família real em ter acesso a serviços que antes apenas existiam em Portugal.
Saiba mais sobre colonização do Brasil em:
https://brainly.com.br/tarefa/329728
Bons estudos!
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás