[...] A Europa do começo do século XVI se agitava por conta da Reforma Protestante. Quando o padre agostiniano Martinho Lutero afixou as 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, não se imaginavam as consequências daquele ato. O religioso questionava práticas do clero católico, como a cobrança de indulgências, afinal, o fiel não precisava mais se arrepender dos pecados para obter o perdão, mas sim depositar algumas moedas nos cofres das igrejas que a alma já estava absolvida. Lutero foi excomungado pelo Papa Leão X e considerado herege por Carlos V, imperador do Sacro Império Germânico. [...] Esse texto destaca que a Reforma Protestante estava relacionada
à forma de aumento do poder político do catolicismo.
à negação de práticas tradicionais do catolicismo.
ao apoio do catolicismo à participação política dos servos.
ao limite imposto pelo catolicismo ao poder dos reis.
Respostas
Resposta:
à negação de práticas tradicionais do catolicismo.
Explicação:
(B)
O texto destaca que a Reforma Protestante estava relacionada à negação de práticas tradicionais do catolicismo. A alternativa B está correta.
Martinho Lutero e a reforma protestante
O texto descreve como Martinho Lutero agiu para espalhar as práticas inadequadas adotadas pela instituição católica, como as várias cobranças em nome do perdão divino e as vendas de terrenos celestiais que garantiam a salvação.
Portanto, o que ele desejava era que as pessoas não mais aceitassem de modo tão fácil essas práticas e se questionassem sobre as tradições, continuando a aceitá-las ou então abandonando as mesmas.
Esse marco histórico colocaria em pauta a seriedade da igreja católica, uma vez entendida como instituição santa, mas que passava a ser enxergada como uma instituição comercial.
Mais sobre os pressupostos de Martinho Lutero: https://brainly.com.br/tarefa/10023938
à negação de práticas tradicionais do catolicismo.
Explicação:
(B)