Leia o primeiro parágrafo de uma resenha publicada na mesma revista. A cidade dos rios invisíveis [...] Ao andar pelas cidades estamos acostumados com aquela infinidade de concreto, que se estende além do que os olhos podem ver. Mas já parou para pensar o que existia por ali, a princípio? Quem anda por São Paulo, por exemplo, comenta sempre sobre a falta de natureza da cidade, mas se esquece que, bem abaixo dos pés, passam rios que foram tão importantes para a nossa história. [...] Ana Claudia Marioto. Revista Horizonte Geográfico. Disponível em: . Acesso em: 5 abr. 2017.( a)O primeiro período destaca o fato de estarmos habituados à quantidade de concreto das cidades, e o segundo questiona o que havia ali antes. Há uma oposição entre esses dois conteúdos, como há em “grande quantidade de concreto" e "grande quantidade de área verde"? Por quê? (b)Que tipo de relação é expressa pela conjunção mas no terceiro período?
Respostas
a) Não, não há uma oposição pois a segunda parte não remete a "grande quantidade de área verde". Na verdade, o que há é uma sequenciação de ideias.
> Note que a pergunta sobre o que havia ali antes de ser coberto por concreto questiona a visão restrita das pessoas sobre cidade. Não há contraste, pois o segundo período procura provocar no leitor uma reflexão sobre as mudanças ocorridas na cidade.
b) No terceiro período, a conjunção "mas" expressa oposição, pois contrasta a ação de falar sobre a falta de natureza com se esquecer dos rios que cortam a cidade.
Conjunções coordenativas
As conjunções coordenativas conectam orações independentes, estabelecendo alguma relação de sentido entre elas, como adição, oposição, alternância, conclusão ou explicação.
Mais sobre conjunções coordenativas em:
https://brainly.com.br/tarefa/21270026