Para a feira de ciências de sua escola, Ana gostaria de realizar um experimento que fizesse com que uma lâmpada se acendesse. Para isso, Ana testou os materiais representados nas imagens abaixo a fim de identificar qual deles seria o mais apropriado.
De acordo com essas imagens, a descoberta do material apropriado evidencia que
a) o sal quando colocado em água ioniza-se liberando cargas elétricas.
b) o sal de cozinha se dissocia em água liberando íons condutores.
c) as ligações covalentes do sal dissociam íons que conduzem corrente.
d) as espécies iônicas no sistema aquoso criaram elétrons livres.
e) a condução da corrente deve-se à utilização de substância apolar.
Respostas
Resposta:
B) O sal de cozinha se dissocia em água liberando íons condutores.
Explicação:
A formula química do sal de cozinha é NaCI, a mesma qual na primeira imagem acende a lapada. Este sal é condutor quando dissociado em meio aquoso e possui seus próprios ios, motivo qual é indispensável para o corpo humano, direto aos nossos sistemas nervosos.
Ao observar o experimento representado na imagem, é possível afirmar que a descoberta do material apropriado evidencia que o sal de cozinha se dissocia em água e libera íons condutores de energia elétrica (letra B).
Dissociação de íons
Sabe-se que o sal de cozinha é composto por NaCl, que consiste em uma substância iônica. Dessa forma, quando esse elemento se dissolve em água, há uma dissociação dos íons Na+ e Cl-, de forma que passam a ficar envoltos por moléculas de água.
A água pura não é um bom condutor de eletricidade, tendo em vista que consiste em uma substância molecular. Já a água com sal de cozinha, é capaz de conduzir eletricidade devido aos íons liberados pelo sal.
Outra questão sobre dissociação de íons:
https://brainly.com.br/tarefa/16346804