• Matéria: ENEM
  • Autor: Waaaaltt623
  • Perguntado 3 anos atrás

Nascido no dia 14 de julho de 1816 em Ville-d’Avray, comuna da França, Joseph Arthur de Gobineau exerceu atividades como filósofo, escritor e diplomata. Durante o século XIX, suas teorias sobre o racismo foram consideradas as mais importantes entre estudiosos do tema. [. ] Sem sucesso após tentativas de ser romancista e escultor, Arthur de Gobineau conseguiu reconhecimento após escrever o livro "Ensaio sobre a desigualdade das raças humanas", publicado no ano de 1855. Esta obra é considerada um dos estudos pioneiros sobre temas como racismo e eugenia com publicação no século XIX. De acordo com ele, a miscigenação seria um processo que estaria levando a humanidade a graus sempre mais altos de degeneração intelectual e física. Uma de suas frases mais famosas é: "Não creio que viemos dos macacos, mas creio que vamos nessa direção". [. ] Com base nesse texto, as teorias de Gobineau ajudavam a consolidar os limites originais dos territórios do continente africano. Defendiam a importância da diversidade racial do mundo para o crescimento econômico. Desconsideravam os objetivos econômicos imperialistas dos países do território europeu. Fundamentavam o imperialismo das nações europeias a partir da crença na evolução racial. Incentivavam a integração cultural entre indivíduos de diferentes continentes do mundo

Respostas

respondido por: Danas
1

Gobineau era racista e tinha ideias eugenistas, indicando que o imperialismo europeu era superior por evolução racial, de que os brancos eram tidos como mais evoluídos e dentre os próprios europeus existiam problemas com o racismo, como os inglês que tratavam os nórdicos como um povo bruto, inclusive relacionavam eles com macacos (alternativa D).

Como o racismo promove a desumanização das pessoas

O racismo classifica os grupos de pessoas em raças, imputando características de inferioridade e de superioridade a elas, dessa forma a que é mal vida é menos humana pela outra raça que promove o racismo.

Isso é um problema social pois não existe diferença genética significativa entre pessoas de diferentes etnias.

Venha estudar mais sobre o racismo

https://brainly.com.br/tarefa/6778755

Anexos:
Perguntas similares