Atividade 1
Leia o texto abaixo.
Atividade física: qual a sua importância?
Qual é a melhor atividade física? Possivelmente você já ouviu em algum momento da sua vida a seguinte resposta: “aquela de que você gosta”. Contudo, um grande contingente de pessoas afirma não gostar de nenhuma e, por isso, a resposta muitas vezes muda para: “faça aquela atividade que você tem tempo de fazer”.
Mas essa questão não se resolve simplesmente assim. Quantas pessoas você ouve reclamar que não têm tempo para praticar atividades? Por isso, a orientação dos profissionais passa a ser: “você deve fazer atividade física, independentemente de gostar ou de ter tempo”. Não há outra saída! [...]
Quando praticamos exercícios físicos, trabalhamos nossa flexibilidade, resistência e força. Mas, mais importante que isso, ao flexionarmos os músculos, exercitamos também o cérebro: as ideias e impressões brotam. [...]
A atividade traz benefícios que vão além do físico, se propagam na saúde emocional e mental.
Porém, no Brasil, os dados sobre o sedentarismo são alarmantes. [...] Os dados, divulgados no fim de 2018, foram coletados ao longo de 15 anos de estudo. Eles mostram que 47% dos brasileiros adultos não praticam nenhuma atividade física ou não de forma suficiente.
Isso significa que estão abaixo do padrão preconizado1 [...] (ao menos, duas horas e meia de exercícios moderados ou 75 minutos de atividades intensas por semana). [...]
Existem centenas de estudos relacionando a prática regular de atividade física com o aumento da longevidade [...]. Agora, a atividade física pode aumentar nossa capacidade mental?
Um estudo [...] pesquisou homens e mulheres sedentários por meio de testes de capacidade de planejar e estabelecer metas, fazer e lembrar-se de escolhas e de adaptação a circunstâncias instáveis. Ou seja, ações da rotina diária da maioria das pessoas.
Seis meses após um programa diário de caminhadas, o desempenho foi 25% maior no grupo de não sedentários. O outro grupo permaneceu sem fazer atividades físicas e seu desempenho foi menor. [...]
*Vocabulário:
1preconizado: aconselhado.
ARAÚJO, Douglas. Atividade física: qual sua importância. In: Beecorp. 2021. Disponível em: . Acesso em: 7 de mar. 2022. Fragmento.
Para defender a tese que a atividade física traz benefícios para a saúde mental, o autor desse texto utiliza como argumento o trecho:
“... um grande contingente de pessoas afirma não gostar de nenhuma...”. (1º parágrafo)
“Por isso, a orientação dos profissionais passa a ser: ‘você deve fazer atividade física, independente de gostar...’”. (2º parágrafo)
“... ao flexionarmos os músculos, exercitamos também o cérebro: as ideias e impressões brotam.”. (3º parágrafo)
“Eles mostram que 47% dos brasileiros adultos não praticam nenhuma atividade física...”. (5º parágrafo)
Respostas
Resposta:
“... ao flexionarmos os músculos, exercitamos também o cérebro: as ideias e impressões brotam.”. (3º parágrafo)
Explicação:
O argumento está presente no trecho:
“... ao flexionarmos os músculos, exercitamos também o cérebro: as ideias e impressões brotam.”
O que é argumento?
O argumento pode ser definido como uma prova ou alegação que serve para confirmar algo. No caso de um texto de opinião, o argumento é aquilo que o articulista afirma ou cita para comprovar sua tese, seu ponto de vista.
Então, devemos refletir: por que o autor desse texto defende a ideia de que atividade física traz benefícios para a saúde mental?
O motivo é que a atividade exercita o cérebro também, não apenas os músculos. Haveria uma proliferação de ideias e impressões em nossa mente. Por isso, praticar atividades físicas melhoraria nossa saúde emocional e mental.
Mais sobre argumentos em:
https://brainly.com.br/tarefa/25471108
https://brainly.com.br/tarefa/26283858