"Foram marcantes as transformações ocorridas no mundo do trabalho na virada do século XX para o XXI e o crescimento em escala mundial do desemprego é, certamente, a face mais perversa deste quadro. " (Navarro e Padilha, 2007) Leia as proposições e marque a alternativa que as julga corretamente: I- Ao longo do desenvolvimento do processo de trabalho, as transformações significaram ruptura com o caráter capitalista do modo de produção e com seu complexo plano ideológico de controle da subjetividade do trabalhador. II- A apologia do individualismo, o aumento do desemprego, da intensificação e da precarização do trabalho marcam o mundo do trabalho na sociedade contemporânea. III- Apesar de todo o desenvolvimento científico e tecnológico, de todas as importantes inovações operadas na base técnica dos processos produtivos, houve pouco alívio na labuta humana
Respostas
Resposta: As afirmações I, II e III estão corretas.
Explicação:
Com base no resumo do texto do Navarro e Padilha (2007), já vemos que as afirmações I e II estão corretas, sendo: as transformações não significaram ruptura com o caráter capitalista do modo de produção e com seu complexo plano ideológico de controle da subjetividade do trabalhador. Exemplos disso são a apologia do individualismo, o aumento do desemprego, da intensificação e da precarização do trabalho, que marcam o mundo do trabalho na sociedade contemporânea.
No primeiro parágrafo da introdução ele confirma a afirmação III: apesar de todo o desenvolvimento científico e tecnológico, de todas as importantes inovações operadas na base técnica dos processos produtivos, houve pouco alívio na labuta humana.
A alternativa correta que versa sobre o mundo do trabalho de acordo com a industrialização e o avanço do capitalismo é: "As afirmações I, II e III estão corretas".
Para isso, é preciso compreender de que forma o mundo do trabalho se alterou com o neoliberalismo.
Neoliberalismo e trabalho
O mundo do trabalho contemporâneo foi fortemente afetado pelo surgimento do neoliberalismo, vertente econômica que coloca problemas na configuração do Estado de bem-estar social, sobretudo nos direitos trabalhistas.
Para o neoliberalismo, os direitos trabalhistas seriam componentes que impedem o dinamismo da produção econômica, devendo inclusive elaborar um Estado mínimo, que não leve essa característica em consideração.
Para mais sobre neoliberalismo, leia: https://brainly.com.br/tarefa/52454471
#SPJ2