• Matéria: Português
  • Autor: Kamila1213
  • Perguntado 3 anos atrás

Peça a um cão que dê a pata. Ou que pegue a bolinha. Ou o seu chinelo. Agora peça o mesmo a um gato. Provavelmente ele vai te olhar…e só.



Isso indica que os cachorros são mais sociáveis, mais companheiros, mais fiéis. E mesmo que não sejam tão independentes quanto os gatos, cães são guerreiros. Afinal, são eles que ajudam bombeiros [...], são salva-vidas em praias [...], e amam sempre, incondicionalmente, sua família.



Mas se alguém perguntar se o seu bichinho de estimação é inteligente, a resposta óbvia é um ‘sim’, seja ele cachorro, gato, hamster ou um peixinho.



Um estudo de cientistas japoneses divulgado na semana passada reacendeu a polêmica –certamente ignorada pelos pets – ao sugerir que os felinos têm boa memória, se lembram de um acontecimento específico e são bem espertos.



A pesquisa não aponta um campeão, mas mostra que, ao contrário da visão popular, gatos podem ser tão inteligentes quanto os cachorros, segundo a psicóloga Saho Takagi [...].



Esse é apenas um dos estudos envolvendo animais. Outro, divulgado no ano passado, mostra que donos de cães têm mais amigos em rede social. E, jogando lenha na fogueira, estudo conduzido pela psicóloga Katherine Jacobs Bao diz que donos de cães são mais felizes [...]. Também há pesquisa afirmando que cães usam olhar para despertar amor nos humanos. Há ainda estudo que questiona se os gatos são mesmo egoístas e lembra que eles guardam características de seus ancestrais, os gatos selvagens – criaturas solitárias.



Nesse caso, o pesquisador Wesley Warren [...] comparou DNAs e concluiu que os genes dos gatos selvagens não diferem tanto dos domésticos quanto os genes de cães e lobos –geneticamente, um antepassado do cachorro. [...]



Sabemos que cães e gatos são diferentes – o que complica a comparação – e que, para definir a inteligência, não apenas o tamanho da caixa craniana deve ser levada em conta [...].


Nesse texto, o trecho que apresenta o predicado de uma oração é:

“... o seu bichinho de estimação...”. (3º parágrafo)
“... guardam características de seus ancestrais,...”. (6º parágrafo)
“... os gatos selvagens...”. (6º parágrafo)
“... um antepassado do cachorro.”. (7º parágrafo)

Respostas

respondido por: martinkoliveira
0

Nesse texto, o trecho que apresenta o predicado de uma oração é “... guardam características de seus ancestrais,...”. Por este motivo, a alternativa correta é a letra B.

O que é predicado?

Podemos compreender o predicado como a informação que é apresentado em relação ao sujeito. É nesta parte que há a presença do verbo. O predicado nominal tem em seu núcleo um nome, enquanto o predicado verbal possui em seu núcleo um verbo. Já o predicado verbo-nominal tem os dois núcleos, tanto um verbo como um nome.

Na oração apresentada, a palavra "guardar" se caracteriza como verbo com sentido próprio, e ele seria o núcleo do predicado. E a oração completa seria classificada como predicado verbal.

Mais sobre tipos de predicado em:

brainly.com.br/tarefa/20719046

Anexos:
Perguntas similares