[...] Ao final do século XIX e durante uma grande parte do século XX, circulam jornais e revistas voltados aos negros. Os periódicos são fundados por associações dos mais diversos tipos, desde carnavalescas até literárias. As publicações começam com o intuito de discutir a vida da população negra em geral e promover assuntos interessantes à época.
Porém, esses periódicos acabaram se tornando meios de denúncia de atos praticados contra os negros, das dificuldades desse grupo no período pós-escravagista, da desigualdade social entre negros e brancos e das restrições sofridas em decorrência do preconceito racial. [...]
Esse texto, que faz referência à imprensa brasileira, demonstra que esse veículo de comunicação foi um instrumento de
benefício econômico para os negros.
defesa da superioridade cultural dos negros.
dominação política pelos negros.
extinção das desigualdades sobre os negros.
mobilização pela cidadania dos negros.
kimberlynoronha441:
cade a respotaaaaaaaaaaaa
Respostas
respondido por:
8
Os elementos descritos, dentro da parte da imprensa brasileira, tornaram-se importantes veículos de comunicação, uma vez que possibilitaram uma maior mobilização pela cidadania destes grupos (Alternativa D).
Imprensa e Denúncia sobre Preconceito Racial no Brasil
O preconceito racial representa um dos problemas presentes no Brasil pós-escravagista, em que muitos negros eram recriminados e discriminados.
Em função disso, a imprensa passou a desempenhar um papel muito importante, no que tange à denúncias que podiam expor o mal tratamento dos brancos sobre os negros, além de buscar a mobilização por sua cidadania.
Mais sobre imprensa e denúncia racial no Brasil: brainly.com.br/tarefa/22958065
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás