Respostas
No texto em questão é expressa uma opinião poética quanto a preguiça. O autor expressa essa opinião num tom elogioso a esse sentimento. Isso porque, demonstra que a preguiça é um fardo daqueles que estão sempre ocupados. Tirando o preguiçoso da posição de alguém que não está fazendo nenhum esforço.
Sobre o elogio à preguiça:
O tom elogioso à preguiça pode ser notado em diversos momentos do texto. Tanto quando o autor descreve que um preguiço é alguém cheio de coisas a se fazer quanto quando diz que não fazer nada é uma verdadeira ocupação.
O autor do texto se preocupa em colocar a preguiça e o preguiçoso em um local de desconstrução do que seria esse conceito e da visão dele pelo ocidente. O preguiçoso pode não fazer nada, mas ele ainda assim é alguém cheio de tarefas e coisas a serem feitas. Logo, não poderia ser taxado pejorativamente como “desocupado”.
Também eleva a preguiça ao status de algo a sendo feito e não algo passivo. Ou seja, não fazer nada seria uma coisa que da trabalho sendo necessário, em sua visão, esforço para se manter inerte. Demonstrando claro tom elogioso a preguiça em seu texto.
Leia mais sobre identificação de tons de um texto em: https://brainly.com.br/tarefa/22530760
#SPJ1