TEXTO: GRAMÁTICA composição de Sandra Peres e Luiz Tatit (palavra cantada)
1 - Por que podemos afirmar que o texto Gramática tem como funções da linguagem principais a metalinguística e a poética? Cite elementos/características do próprio texto para justificar suas afirmações.
2 - O termo "pra" (estrofe 11) não pertence à linguagem padrão. Assim, pode-se dizer que seu uso no texto acima está errado? Justifique sua resposta.
3 - Explique os sentidos das palavras "sujeito" e "objeto", conforme aparecem na estrofe 12, nas perspectivas gramatical e social.
4 - Nas duas últimas estrofes, há um deslocamento no uso do termo "idiotismo": primeiro aparece com o seu sentido tradicional (estrofe 15), depois aparece com um sentido novo (estrofe 16). Explique ambos os significados do termo em questão, de acordo com o texto.
Respostas
Resposta:
Idiotismo: também conhecido por expressão idiomática. Trata-se de
uma sentença de caráter metafórico de uso comum a uma comunidade de falantes, mas não facilmente traduzível para outras línguas. Tais expressões são tão habituais que nem sempre tais falantes a reconhecem como metáforas, mas só podem ser compreendidas em seu sentido quando ordenadas de um modo específico e estável: “nem que a vaca tussa”, “a vaca foi pro brejo”, “testa-de-ferro”, “o barco afundou”, “macacos me mordam”, “abrir o jogo”, “baixar a bola”, “ficar de boa” e etc. Variam de
região para região, de faixa etária, de grupo social e etc.
Explicação:
1. O texto apresenta função metalinguística porque utiliza o próprio código linguístico para falar dele mesmo (é uma letra de canção que fala da gramática da língua).
Também há função poética porque o texto se assemelha ao poema em sua estrutura e utiliza recursos típicos da poesia, como preocupação com a elaboração da mensagem, rimas, linguagem figurada, etc.
2. Não se pode dizer que o uso de "pra" está errado. Trata-se apenas de um elemento da linguagem coloquial, informal, que está em desacordo com a norma padrão. Mas não significa um erro.
3. Os sentidos dessas palavras:
- "sujeito" - perspectiva gramatical: termo da oração que modifica o verbo; perspectiva social: indivíduo, pessoa indeterminada;
- "objeto" - perspectiva gramatical: termo que complementa o sentido do verbo; perspectiva social: coisa material; elemento sem vida ou vontade própria.
4. Os significados do termo "idiotismo":
- sentido tradicional - fenômeno linguístico (construção própria de uma língua, que não encontra tradução literal ou não faz sentido em outro idioma);
- sentido novo - idio-tice; bur-rice; imbe-cilidade; está relacionado aos despropósitos da fala de um im-becil.
Função metalinguística
Está presente em textos cujo foco é o próprio código linguístico, procurando explicá-lo por meio dele mesmo. Exemplos: um poema que aborda a criação poética; uma canção que fala de temas musicais; um filme que fala da produção de um filme; uma tirinha que se refere à estrutura em quadrinhos.
Mais sobre metalinguagem em:
https://brainly.com.br/tarefa/34237047