1 - Considere as definições de objeto, ato e hábitos e cite um exemplo situação onde apresente os três casos.
2 - Dê dois exemplos onde você diferencia vício de virtude.
3-O que Aristoteles define como prudência.
4- Por que a ética e moral podem ser chamados de filosofia prática?
5- O que significa " Se não há liberdade no fato de sermos sempre a pelo bem, há, porém, liberdade na escolha dos meios para alcança-lo".?
Respostas
1. As definições de objeto, ato e hábito se referem a ética e moral. É o ato humano objeto de estudo da ética, enquanto o hábito se faz pela repetição do ato. Assim, um exemplo que se apresente os três casos: como objeto a caridade, isto é o ato de ser caridoso, que repetidamente se converte no hábito de doar a si mesmo.
2. Vícios e virtudes fazem parte do carater do ser. Devemos sempre buscar a meia medida entre estes extremos: tanto o que nos falta, quanto o que está em excesso:
- a covardia é paralizante e a temeridade em excesso também pode ser prejuduciial. Portanto é a coragem o meio termo.
- a indiferença pode levar a indisciplina, por isso deve ser mediada pela moderação.
3. Prudência para Aristóteles é a maior das virtudes. É na verdade uma condição para as virtudes, pois é a prudência que permite a boa deliberação. A prudência envolve a virtude da paciência determinanndo o que devemos escolher e o que devemos evitar.
4. Enquanto a ética delibera sobre o conteúdo das virtudes, conceitualizado o bem e o mal, o certo e o errado, é a moral que coloca na prática a escolha das nossas ações e comportamentos. Assim, a ética conceitua o que é honestidade, enquanto a moral norteia nossas ações em ser honesto ou não.
5. Escolhas responsáveis dependem de liberdade e autonomia. E ser livre é ter a liberdade do poder de decisão. Pois esse é o fim da vida humana, a busca pela felicidade que certamente percorre a escolha pelo bem.
Atos e Hábitos
Atos e hábitos definem o ser humano. Entretanto, diferente dos animais, o homem pratica conscientemente seus atos, pois tem a capacidade de refletir sobre as consequências de suas ações. Por isso, a prudencia deve nortear a vida humana, commo virtude da ponderação entre o certo e o errado, o bem e o mal.
Bons estudos!]
Aprenda mais sobre Virtude em Aristóteles em: brainly.com.br/tarefa/1962673