UMA CÉLULA MUSCULAR TEM COMO PROPRIEDADE PRINCIPAL DESEMPENHAR A CONTRAÇÃO MUSCULAR. DESSA FORMA, ESSA CÉLULA REQUER UM ESTÍMULO PARA QUE HAJA ABERTURA DE CANAIS DE SÓDIO, ASSIM COMO DE ENERGIA, SOB A FORMA DE ATP. ESSA CÉLULA É EXTREMAMENTE AERÓBICA, POIS QUANTO MAIOR A DISPONIBILIDADE DE OXIGÊNIO MAIOR A PRODUÇÃO DE ATP. A ABERTURA DE CANAIS DE SÓDIO NA MEMBRANA CELULAR, PROMOVE A PROPAGAÇÃO DESSE ÍON PARA O MEIO INTRACELULAR, SENDO IMPORTANTE PARA QUE HAJA A CONTRAÇÃO. PARA QUE A CÉLULA MUSCULAR RELAXE É NECESSÁRIO A SAÍDA DESSE ÍON DA CÉLULA, TORNA-A EM ESTADO DE REPOUSO. A BAIXA DISPONIBILIDADE DE OXIGÊNIO PODE AFETAR A PRODUÇÃO DE ATP, E PODE ACARRETAR ALTERAÇÃO MORFOLÓGICA, COMO A LISE (ROMPIMENTO) CELULAR. JUSTIFIQUE ESSA SITUAÇÃO.
Respostas
O processo de baixa na disponibilidade de oxigênio é denominado hipóxia, esta no que lhe concerne, vai interferir diretamente na respiração celular com a diminuição no processo de fosforilação oxidativa e consequentemente nos níveis de ATP produzidos.
Como a falta de oxigênio leva a morte celular
A falta de energia na forma de ATP leva, entre outras coisas, a redução dos funcionamentos metabólicos, e em consequência, leva a alterações morfológicas e funcionais, como a não atividade dos canais de elétrons através da membrana mitocondrial interna com troca de Na+/Ca₂+ (organela responsável pela respiração celular e produção de ATP).
Esse aumento de íons no citoplasma aumentam a ativação de enzimas autolíticas que danificam a célula de forma definitiva e resultam em consequências nocivas à integridade das membranas celulares e preservação do material genético.
Mais sobre respiração celular em:
https://brainly.com.br/tarefa/51338851