• Matéria: Matemática
  • Autor: abarros123
  • Perguntado 3 anos atrás

Conforme as razões básicas que levam o pesquisador a trabalhar com amostragem, qual a definição de Operacionalidade?
A)
Considera-se o fator “fadiga” como elemento limitador das potencialidades humanas.
B)
Muitas vezes, o fator tempo é determinante numa pesquisa. Por exemplo, em uma pesquisa epidemiológica ou de boca de urna, não haveria tempo suficiente para se abordar toda a população, mesmo havendo recursos financeiros disponíveis.
C)
Quanto maior a amostra, maior o custo de obtenção dos dados.
D)
É mais fácil realizar operações de pequena escala. Um dos maiores problemas nos grandes censos é controlar os pesquisadores.

Respostas

respondido por: jplivrosng
0

Operacionalidade é definida pela facilidade em realizar as  operações em pequena escala (letra D).

Amostragem e censo

A própria letra D já nos trás um exemplo onde realizar uma amostragem é mais fácil do que realizar um censo por causa da operacionalidade.

E um exemplo disso é o censo realizado no Brasil que costuma ser feito a cada 10 anos.

A vantagem de um censo é que você (teoricamente) não perde dado amostral. Afinal de contas, você toma o resultado de todas as possíveis amostras no seu universo.

A desvantagem do censo é  o custo operacional que é extremamente elevado (por isso que o censo é realizado a cada 10 anos no Brasil).

E é exatamente para economizar nos custos que recorremos à amostragem que procuram representar a população total dentro de uma margem de confiança.

Mas como contrapartida, pagamos o "preço" de perder alguma informação nesta análise e de ter alguma imprecisão. Felizmente este "preço" é mitigado pelos métodos de inferência estatística que servem de guias sobre como produzir amostras que sejam  confiáveis o suficiente para a análise.

Para mais questões sobre estatística, veja:

https://brainly.com.br/tarefa/51440205

Anexos:
Perguntas similares