De acordo com araújo (2014), a criança, ao longo dos anos, evidenciou inúmeras transformações, inclusive no contexto escolar, e ocupou diferentes posições na sociedade. Essas transformações a levou a enfrentar diversas situações de vida e de saúde para finalmente, após muitos anos, ser considerada sujeito social com características particulares. A partir desta premissa, analise e marque a alternativa correta
Respostas
Resposta:
B.
Entre 1930 e 1940, iniciaram-se os programas de proteção à maternidade, à infância e à adolescência, todos submetidos às propostas do Departamento Nacional da Criança (DNCr).
Explicação:
O reconhecimento da criança enquanto ser biopsicossocial, assim como seus direitos enquanto cidadão, foi se delineando ao longo da história, paralelo a assistência à saúde a este segmento populacional, o qual passou por transformações e ainda permanece em constante construção. Em meados do século XI, a criança era mundialmente percebida apenas como um adulto em miniatura, sem características ou particularidades individuais, principalmente pelo fato de não possuir a linguagem bem desenvolvida. Na década de 1920, as autoridades públicas e privadas demonstraram preocupação com o adoecimento infantil, deixando de ser apenas preocupação de entidades caritativas. Especificamente em 1920, a criança, por ser considerada dependente dos trabalhadores das indústrias, recebia assistência médica de acordo com as propostas impostas pelos médicos contratados pelos proprietários. Nesta época, iniciaram-se discussões a respeito do aleitamento materno, visto que, se as crianças menores permanecessem doentes, aumentaria o número de faltas entre trabalhadoras nas indústrias. Para tanto, o estímulo ao aleitamento materno teve como meta reduzir o adoecimento infantil para que suas mães cumprissem com a jornada de trabalho proposta.