Exercícios:
1) Quais as causas da Revolução Francesa?
2) Como era a situação do clero, nobreza e 3º Estado na França pré-
revolucionária?
3) O que eram os Estados Gerais? E qual o problema que surgiu na reunião
dos Estados gerais?
4) Qual o objetivo de uma Assembleia Constituinte?
5) Quem eram? A) girondinos; b) jacobinos
6) Quais as medidas da Assembleia Nacional Constituinte?
7) Qual o período mais radical da revolução francesa? Prove
Respostas
Resposta:
1)O pensamento iluminista;
A influência da Revolução Americana na economia e no imaginário da França;
A desigualdade entre diferentes grupos sociais;
Uma grande crise econômica que gerou fome e mortes.
2)clero e a nobreza exigiam que o voto fosse contado por Estado, o que os ajudava a manter os próprios benefícios. Já o Terceiro Estado reivindicava que a contagem fosse feita de acordo com o número de representantes.
3)
Explicação:
Em maio daquele ano, os Estados-gerais foram convocados para a formação de uma assembléia que deveria mudar o conjunto de leis da França. Nesta assembléia, dividia-se a população francesa em três grandes classes sociais, cada uma representando um estado. Não pare agora...
4)O objetivo maior da assembleia era elaborar uma constituição para o novo Estado soberano
5)Girondinos – Representantes da alta burguesia, defendem posições moderadas. Querem preservar seu poder econômico e temem que as camadas populares assumam o controle da Revolução. Jacobinos – Pequena e média burguesia e proletariado urbano, que assumem posições mais radicais em benefício das classes oprimidas.
6)Houve a abolição do feudalismo e foi proclamada a igualdade civil, ou seja, foram suprimidos os privilégios e as ordens sociais.
7)Os vitoriosos, os deputados da esquerda, inauguram o período político conhecido como Convenção, que é a época mais radical da Revolução Francesa. Durante a Convenção, a República foi implantada e adotou-se o ano zero francês, como um marco histórico que inaugurava a história da França.