Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) descobriu que 33% das bijuterias analisadas em uma de suas pesquisas apresentavam uma concentração de cádmio e chumbo superior aos limites estabelecidos pelas leis brasileiras. A exposição a esses dois metais podem causar problemas neurológicos, danos aos rins e, inclusive, promover o surgimento de cânceres [...]. A matéria-prima normalmente provém de sucata, como lixo eletrônico, que já contém meesses metais em sua composição.
De acordo com esse texto, a característica que esses materiais possuem em comum é o fato deles
apresentarem baixo potencial de oxidação, sendo ofensivos ao organismo vivo.
atuarem como micronutrientes, por apresentarem elementos necessários para o ser vivo.
contarem com um baixo ponto de sublimação, liberando gases absorvidos na respiração.
demonstrarem ter fácil absorção por um organismo vivo com nível alto de toxicidade.
possuírem alta eletronegatividade, demonstrando atração de íons livres na pele.
< ANTERIOR
REVISAR
PRÓXIMO >
CAEd Forms v9.2.1
Copyright 2020 CAEd UFJF. Todos os direitos reservados.
Respostas
A característica em comum que o cádmio e o chumbo possuem é a de demonstrarem ter fácil absorção por um organismo vivo com nível alto de toxicidade. A afirmativa correta é a letra D.
Exposição a metais pesados
Metais como o cádmio e o chumbo são classificados como metais pesados que correspondem a elementos químicos que se caracterizam pela elevada capacidade de bioacumulação.
Os metais pesados são descritos como os elementos da tabela periódica que apresentam átomos capazes de perder elétrons e de formar cátions.
Quando ocorre exposição de seres vivos, como pessoas e animais, a metais pesados, comumente, pode acontecer problemas neurológicos, irritações gastrointestinais e até mesmo a existência de câncer.
Saiba mais sobre metais pesados em: https://brainly.com.br/tarefa/20415033
Bons estudos!