A higienização das mãos está entre as recomendações preconizadas pela Norma Regulamentadora nº 32 (NR 32). Esta norma tem como finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde e daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral. Sobre higienização das mãos podemos afirmar:
PISANO, G.A; PALUDO, M.M; AMARO, M.M.R. Biossegurança e Bioética. 22ª ed. Maringá-PR. Unicesumar, 2019. 65 p.
I – É considerada uma das principais medidas na redução do risco de transmissão de agentes biológicos por ser as mãos a mais importante fonte de transmissão de agentes microbianos na assistência ao paciente.
II - O procedimento é recomendado antes e depois de ministrar medicamentos por via oral e preparar a nebulização, realizar trabalhos hospitalares, atos e funções fisiológicas ou pessoais, coletar espécimes, aplicar medicamentos injetáveis, coleta de amostras de sangue e na troca de roupa dos pacientes.
III - A higienização das mãos consiste na fricção manual vigorosa de toda a superfície das mãos e punhos, conforme técnica recomendada usando agua + sabão ou agua + antissépticos.
IV – A higienização das mãos deve ser realizada sempre antes e após os procedimentos.
V - O uso de luvas substitui a higienização das mãos.
Respostas
Nessa pergunta sobre a Norma Reguladora n°32 (NR32) e a hieginação das mãos, temos que as alternativas I, II, III e IV estão corretas.
NR32
Essa norma busca estabelecer normas e condutas que visam a proteção dos profissionais da saúde.
Sobre a higienização das mãos, temos que:
- A higienização das mãos devem ser feitas com água + sabão ou um antisséptico (mas, na grande maioria das vezes é recomendado a higienização com água + sabão);
- A higienização é recomendada antes e depois de procedimentos que envolva os pacientes ou os materias que estão juntos ao paciente, como as macas...
- Durante o preparo de medicamentos ou de avaliações clínicas no paciente ou até mesmo realização de exames também exigem a higienização das mãos;
- Existe toda uma técnica que garante a completa higienização das mãos para que nenhuma parte fique contaminada.
Vale lembrar que as mãos dos profissionais de saúde são responsáveis por transportar microorganismos ou agentes infecciosos, logo, a correta higienização é de extrema importância.
No próprio documento da NR32, há um trecho que afirma o seguinte: "O uso de luvas não substitui o processo de lavagem das mãos, o que deve ocorrer, no mínimo, antes e depois do uso das mesmas." Portanto, mesmo quando há a utilização de luvas se faz necessário a higienização das mãos.
Conclusão
Conforme o que foi exposto, é correto afirmar que as alternativas I, II, III e IV estão corretas.
A alternativa "V" está errada porque o uso de luvas em hipótese alguma substitui a higienização das mãos.
Aprofunde seu conhecimento:
https://brainly.com.br/tarefa/25642367
https://brainly.com.br/tarefa/24950308