Uma série de testes bioquímicos são empregados para a identificação de bactérias. Tais testes são baseados na diferença metabólica de tais microrganismos.
Com base nos produtos gerados através das reações bioquímicas (metabolismo) de um determinado microrganismo, dependendo, por exemplo, da presença de enzimas específicas nesse microrganismo, é possível identificá-lo.
Descreva detalhadamente a metodologia aplicada no teste apresentado abaixo, comumente utilizada para a identificação de bactérias. Além disso, descreva os processos ocorridos nos tubos 1, 2 e 3.
Respostas
Resposta:
Gram et al. (2002) definiu deterioração como qualquer mudança em um produto alimentar, que o torna inaceitável para o consumidor a partir do ponto de vista sensorial.
Resposta:
A metodologia apresentada consiste na utilização do meio de cultura “Tríplice açúcar e ferro (TSI)” para a identificação de bactérias. Nesse teste, o meio testado contém três carboidratos (açúcares), tiossulfato de sódio, um indicador de pH e um tubo de Durham invertido para capturar gás. Bactérias inoculadas no tubo podem utilizar um ou mais carboidratos como fonte de carbono e energia. Se elas catabolizam determinado carboidrato, elas produzem ácido e o indicador de pH muda de cor. Outras bactérias, no entanto, podem produzir sulfeto de hidrogênio a partir do tiossulfato de sódio, fazendo a coloração do meio ficar enegrecida.
Alguns microrganismos, em contrapartida, produzem gás a partir do catabolismo do carboidrato. A presença de uma bolha no tubo de Durham indica a formação de gás.
No Tubo 1 do teste de fermentação apresentado, a bactéria não era capaz de fermentar nenhum dos carboidratos presentes no meio. No Tubo 2, a bactéria fermentou a glicose, levanto a uma alteração no pH e, consequentemente, mudança de cor do meio. O Tubo 3, a bactéria foi capaz de fermentar os três carboidratos presentes no meio.
Explicação:
RESPOSTA ESPERADA