a) Com base no trecho lido do romance, que aspectos poderiam justificar o número significativo de leitores do livro de Hatoum? b) Um dos critérios para determinar o número de leitores de um livro é a contagem do total de exemplares vendidos. Em sua opinião, é um bom critério? c) Milton Hatoum deu essa entrevista em 2010, quando o romance Dois irmãos completava 10 anos desde a primeira publicação. Apesar de o autor não ter mencionado o número de exemplares vendidos, ele fez referência ao número de leitores. Pensando nisso, é possível imaginar que as vendas também foram significativas? Explique sua resposta.
Respostas
Resposta:
Explicação:
A - O romance “Dois Irmãos” do escritor Milton Hatoum apresenta um diálogo muito próximo do leitor, evidenciando os problemas e contrastes enfrentados por toda uma geração e não somente por uma parcela da população na qual a história se refere.
Esse tipo de diálogo proporciona uma relação de identidade e empatia entre os leitores e a obra, atraindo, até mesmo, a atenção daqueles não acostumados com o cenário de Manaus.
Aliás, o cenário da história, Norte do país, em momento algum utiliza a premissa de se tratar de uma região atrasada ou subdesenvolvida, ao contrário, ele busca mostrar as riquezas que essa parte esquecida do país possui - a maioria das obras utilizam como cenário a região Sul e Sudeste - despertando no leitor a curiosidade e a fome por saber mais.
B - No meio editorial é comum utilizar a contagem de exemplares vendidos de uma determinada obra para estabelecer seu número de leitores, porém essa contagem acaba sendo falha.
Muitos leitores acabam consumindo uma obra com outros meios, como, por exemplo, através de bibliotecas escolares e municipais, empréstimo de alguém conhecido, e, infelizmente, pirataria digital.
Isso faz com que o número real de leitores se torne muito maior do que o número de vendas de exemplares.
C - Assim como as editoras, o número de leitores ao qual o autor de uma obra possui é, também, contabilizada através da venda de exemplares físicos.
Normalmente, em períodos longos partindo de uma primeira edição, é realizada uma média para se ter uma ideia dessa quantidade, ou seja, ao dizer que em 10 anos a obra “Dois Irmãos” teve um alcance de 15 mil leitores, é possível traçar uma média significativa de edições vendidas.
A obra “Dois Irmãos”
Narrado por Nael, filho da empregada de uma família de origem libanesa que vive em Manaus, a história apresenta os conflitos, segredos e dramas dessa família, focando, principalmente, nos conflitos envolvendo os irmãos gêmeos Yaqub e Omar.
Omar, o caçula dos gêmeos, passou a vida sendo mimado pela mãe, ganhando um carinho especial e superprotetor, o que fez com que Yaqub nutrisse rancor e inveja do irmão, conturbando muito mais a relação entre os dois.
Por conta de uma briga entre os irmãos, da qual Yaqub saiu ferido, seus pais decidem enviar Yaqub para o Líbano, ficando apenas Omar sob seus cuidados.
Quando Yakub retorna, os conflitos, que até então estavam apaziguados, retornam junto, fazendo com que a família permaneça presa aos fantasmas do ciúmes, inveja e ódio.
Conheça mais sobre as obras de Milton Hatoum aqui: https://brainly.com.br/tarefa/19398477
#SPJ2