• Matéria: ENEM
  • Autor: jandersonbahls8167
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia o texto abaixo. [. ] Desde meados do século XIX, as mulheres buscaram romper o cerco que as envolvia e conquistar seus direitos civis e políticos. O voto feminino foi um dos temas tratados pelos deputados que elaboraram a primeira Constituição Republicana (1891). Contudo, o texto final acabou não deixando clara a situação política da mulher. Ele não proibia explicitamente o voto feminino, mas também não o garantia de maneira clara. A proposital ambiguidade de sua redação possibilitou que a grande maioria dos legisladores e o próprio poder judiciário interpretassem ao seu bel prazer o que pretendiam os constituintes. Isso excluiu as mulheres do processo político-eleitoral por várias décadas. [. ] De acordo com esse texto, o contexto político da Primeira República brasileira era caracterizado pela ausência de movimentos feministas. Desprestígio do serviço doméstico. Inexistência de conflitos de gênero. Negação da cidadania das mulheres

Respostas

respondido por: heloisagoncalves745
0

O contexto político da Primeira República brasileira era caracterizado pela negação da cidadania das mulheres. A alternativa D está correta.

A Primeira República brasileira e o voto feminino

O texto cita a elaboração da primeira Constituição Republicana em 1891, ocasião onde teria sido explicitado o direito ao voto eleitoral para todos os cidadãos maiores de 21 anos, algo que claramente deveria incluir também as mulheres dessa faixa etária, contudo, nem elas e nem mesmo a grande maioria dos homens usufruía desse direito devido ao desconhecimento das leis.

Os vários ajustes sofridos pelas constituições brasileiras acerca do direito ao voto acompanharam também a crescente alfabetização da população do Brasil, algo que permitia o entendimento e disseminação desse direito.

Mais sobre a importância do voto feminino: https://brainly.com.br/tarefa/11359427

Anexos:
Perguntas similares