• Matéria: ENEM
  • Autor: jairjornalistasocial
  • Perguntado 3 anos atrás

Uma semana que já dura bem mais do que sete dias. A Semana de Arte Moderna de 1922, sediada na cidade de São Paulo entre 13 e 17 de fevereiro daquele ano, atravessa um século destacada como um dos eventos centrais realizados no campo das artes e da cultura nacional. O contexto político social marcava o fim da Primeira Guerra Mundial e o período da República Velha no Brasil, sintetizado pelo domínio das elites e pela visão de que as questões sociais eram tema de polícia, conforme preconizava um dos presidentes da época. O conservadorismo se refletia em grande parte das manifestações artísticas, razão pela qual as inovações musicais de Heitor Villa-Lobos e suas orquestras com tambores, as provocações literárias de Mário de Andrade ou os quadros explorando diversas formas e linguagens de Tarsila do Amaral foram considerados fora do padrão, ensejando no país o que se definiria como modernismo. O Brasil era considerado no início do século 20 um país sem tradição cultural, apropriando-se de ideias sobretudo da Europa e mais especialmente da França, considerada a capital da arte naqueles anos. A oposição a essa mentalidade colonial expressou-se em trabalhos artísticos da Semana, mas esbarrou em limites ao ter em seus protagonistas nomes ligados às elites econômicas de então. Fonte: UOL. Do municipal para a periferia: os cem anos da Semana de Arte Moderna. Disponível em: Acesso em 14 mar. 2022 (adaptado). A Semana de Arte Moderna, considerada um marco cultural no país, completou cem anos em fevereiro. Professores e especialistas acreditam que embora tenha sido um movimento muito importante, que foi além das manifestações artística, envolvendo questões políticas e sociais, o movimento de 1922 ainda reflete situações que estão presentes no cotidiano no Brasil hoje. A partir das informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A principal crítica feita à Semana de Arte Moderna é que o modernismo foi


thaliasantana20166: I e II vrdadeiras mais a II nao justifica a I
helozmj: RESPOSTA: Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
giovannibonatto: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. Já corrigida.

Respostas

respondido por: thaliasantana20166
26

Resposta:

I e II verdadeiras mais a II nao justifica a I

Explicação:


cristianesales028: Concordo
respondido por: martinkoliveira
0

A opção correta quanto à classificação das afirmativas sobre a Semana de Arte Moderna é a opção 2: I e II verdadeiras, mas a II não justifica a I.

Verificação das asserções sobre a Semana de Arte Moderna:

  • I - A primeira asserção é VERDADEIRA, uma vez que a Semana de Arte Moderna no Brasil foi liderada pela elita da sociedade, onde as pessoas eram consideradas intelectuais.

  • II - A segunda asserção é VERDADEIRA, dado que faltava diversidade em todos os âmbitos da sociedade, visto que os brancos e negros viviam separados, da mesma forma que os paulistas se sobressaíam em relação aos indivíduos dos demais estados brasileiros.

Leia mais sobre a Semana de Arte Moderna:

brainly.com.br/tarefa/6871702

Anexos:

andressanovaes55: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
giovannibonatto: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. Já corrigida.
leonardoramorim79: Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
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