Respostas
Resposta:
Os arquitetos são os responsáveis por desenhar, elaborar e coordenar projetos de espaços urbanos, paisagísticos ou interiores, seja para moradia, trabalho, transporte ou lazer de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. Além de planejar, eles também acompanham a edificação de seus projetos e reformas.
O arquiteto se preocupa com a estética e funcionalidade dos espaços por ele desenhados. No projeto, ele também deve levar em consideração os aspectos históricos, culturais, pessoais e ambientais.
Ao criar a planta de seus projetos, esse profissional é quem define o tamanho de cada ambiente, a disposição de portas e janelas, a posição da iluminação, da ventilação e de objetos.
Eles também podem atuar na restauração de monumentos e construções históricas, realizar estudos de impactos ambientais e projetar planos pilotos de cidades e bairros.
De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), um arquiteto urbanista, paisagista, de edificações, de interiores ou de patrimônio pode desempenhar as seguintes funções:
- Elaborar planos e projetos associados à arquitetura em todas as suas etapas;
- Definir materiais, acabamentos, técnicas, metodologias, analisando dados e informações;
- Fiscalizar e executar obras e serviços;
- Desenvolver estudos de viabilidade financeira, econômica, ambiental;
- Prestar serviços de consultoria e assessoramento;
- Estabelecer políticas de gestão.
Já o urbanista planeja e organiza o crescimento de cidades e bairros. Ele propõe usos mais racionais para os espaços públicos.
O urbanista tem papel fundamental na sociedade, pois sua atuação está ligada ao bem-estar e à qualidade de vida da população. O trabalho desse profissional serve para facilitar a circulação de pessoas, descongestionar a área central das cidades, fomentar negócios locais e criar áreas verdes e de lazer aos cidadãos.